Do Jornal Hoje
Quase 500 municípios do Nordeste estão em situação de emergência por causa da seca, segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil. Cento e setenta cidades dependem do caminhão-pipa para abastecimento. Em alguns pontos, a estiagem já dura sete meses e a população é obrigada a dividir a pouca água com os animais.
No Piauí, quase 500 mil pessoas de 36 cidades passam por dificuldades. Em Alagoas, são 220 mil moradores - o equivalente a 25% da população do estado.
No Agreste de Pernambuco, a quantidade de chuva registrada nos últimos 11 meses chega a apenas 35% da média pluviométrica histórica anual. O mais grave é que ainda faltam três meses para a chegada do período chuvoso no estado.
Nos locais mais secos, o mesmo reservatório é dividido por animais e gente. O agricultor Manoel José da Silva vendeu 32 cabeças de gado, porque as barragens do seu sítio secaram e ele não tinha como sustentar o rebanho. Só restou Bordada, a vaca que garante o leite da família há 14 anos. “Estou tirando do dinheirinho da minha aposentadoria pra sustentá-la, mas está muito difícil”, afirmou Silva.