AFP
Um grande bloco de gelo se desprendeu violentamente da ilha de Ellesmere, no Ártico canadense, indicaram na sexta-feira 29/12 cientistas do Canadá, que vêem neste fenômeno um outro sintoma de aquecimento do planeta.
Uma massa de gelo de 66 km² de superfície se desprendeu da ilha de Ellesmere, enorme faixa de terra vizinha da Groenlândia.
O fenômeno, que ocorreu em agosto de 2005, emitiu tanta energia que foi detectado por aparelhos sismológicos canadenses situados a 250 quilômetros de distância. Mas ninguém pôde identificar então o que havia realmente acontecido.
O geógrafo Luke Copland, da Universidade de Ottawa, reconstruiu a cadeia de acontecimentos combinando os dados sísmicos e imagens de satélites fornecidas pelo Canadá e pelos Estados Unidos.
"Trata-se da maior perda em 25 anos", declarou Copland nesta sexta-feira, precisando que o bloco de gelo reduziu-se em 90% desde seu descobrimento em 1906.
"Isso ocorreu de maneira súbita, em uma hora. No passado, observávamos perdas progressivas de cobertura gelada, dia a dia, mas hoje parece que, quando se chega a certo ponto, uma plataforma de gelo pode se separar de uma única vez", afirmou.