PÁSSARO RARO É ENCONTRADO EM NOVAS ÁREAS DA MATA ATLÂNTICA

0
Espécie foi identificada na Bahia e Sergipe. Biólogos querem proteger olho-de-fogo rendado.

Do Bom Dia Brasil

A Mata Atlântica é a segunda maior floresta tropical do Brasil. Antes da colonização, há mais de 500 anos, ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, que ia do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Hoje restam apenas 5% de sua extensão original. Apesar da devastação, algumas espécies de animais sobrevivem e surpreendem biólogos, segundo reportagem do Bom Dia Brasil.

As áreas foram invadidas pelas cidades, pastagens e agricultura. Por causa da destruição, cerca de 200 espécies de animais estão ameaçadas. O macaco guigó é uma delas. Atualmente só é possível encontrá-lo em algumas áreas do Litoral do Sergipe.

Outras espécies, como o pássaro olho-de-fogo rendado lutam pela sobrevivência nas áreas remanescentes. Em 500 hectares de Mata Atlântica em Sergipe, há árvores centenárias, como o visgueiro, com mais de 20 metros de altura. Onde o homem ainda não tocou, a natureza se mostra exuberante.

O olho-de-fogo rendado foi identificado pela primeira vez há mais de 150 anos no Interior da Bahia. A cor preta e o olho vermelho lhe dão imponência. Nas costas, há uma mancha branca que o torna único.

Novas áreas de ocorrência da espécie vêm sendo encontradas no Litoral Norte da Bahia e em Sergipe. Mas o pássaro é exigente e só habita áreas de Mata Atlântica conservadas. Com a ajuda de imagens de satélite, biólogos mapearam e identificaram 25 grandes blocos de fragmentos florestais, onde o olho-de-fogo rendado vive. “Nosso intuito é trabalhar para que os ambientes continuem preservados e que ocorra uma proteção maior”, diz o biólogo Marcelo Cardoso.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!