SOJA É PIOR PARRA ÁREAS DESMATADAS DO QUE PASTAGENS

0

Derrubar a floresta amazônica para plantar soja é mais prejudicial ao clima do que desmatar para criação de gado, segundo o estudo realizado na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e publicado na edição atual da revista Geophysical Research Letters.


Segundo a Agência Fapesp, os campos de soja reduzem até quatro vezes mais os níveis de chuva quando comparados a áreas de pastagens. No estudo, os pesquisadores registraram as mudanças na refletividade de campos experimentais de soja e aplicaram os dados em um modelo climático.

Numa simulação em que três quartos da área de floresta foram substituídos por soja, a redução de chuvas chegou a 15,7%. Quando substituída por pastagens, a queda de precipitação foi de 3,9%. "Assumia-se que não haveria diferença se a floresta desse lugar a outras atividades.

"Para testar a hipótese, comparamos tais resultados com as parametrizações que obtivemos com um estudo experimental em uma lavoura de soja", disse o coordenador da pesquisa e professor do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da UFV, Marcos Heil Costa.

Redação Terra
Grupo Mais

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!