México registra mais de mil casos de gripe suína; mortos chegam a 42

0

O ministro de Saúde mexicano, José Angel Córdova, anunciou nesta quarta-feira que o número de casos de gripe suína, oficialmente denominada gripe A (H1N1), chegou a 1.070 no país. O número de mortos também subiu significativamente de 29 para 42.

Estes números ainda não foram confirmados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que registra, no México, 822 casos, incluindo 29 mortes.

O anúncio foi feito em meio à retomada da rotina e das atividades comerciais no México, paralisado durante o fim de semana em uma tentativa de conter a epidemia da gripe suína que atinge severamente o país.

O ministro Córdova informou que duas das novas mortes foram registradas nesta terça-feira e que uma delas era um paciente internado há vários dias.

Córdova explicou ainda que o aumento significativo no número de casos de gripe suína é resultado de testes realizados em amostras antigas e que, por isso, o governo mexicano mantém o otimismo com a queda em novos contágios.

Balanço

Segundo o mais recente relatório da OMS, há 1.516 pessoas infectadas pela gripe suína em todo o mundo. Além do México, os Estados Unidos registram 403 casos da doença, incluindo o bebê mexicano que morreu na semana passada no Estado do Texas. O relatório da OMS não considera a segunda morte anunciada pelo governo americano, a de uma mulher, também no Texas.

A Guatemala entrou para a lista de países oficialmente afetados pela doença, com um caso diagnosticado. Outros países com casos confirmados da doença, sem nenhuma morte, são: Canadá (165), Espanha (57), Reino Unido (27), Alemanha (9), Nova Zelândia (6), Israel (4), El Salvador (2), França (4), Áustria (1), China (1, em Hong Kong), Colômbia (1), Coreia do Sul (2), Costa Rica (1), Dinamarca (1), Irlanda (1), Itália (5), Holanda (1), Portugal (1) e Suíça (1).

O comunicado reitera que restrições de viagens não são necessárias --quem apresenta sintomas da doença, entretanto, é aconselhado a adiar viagens-- e que o consumo de carne de porco cozida não traz riscos de infecção.

Com Efe, France Presse e Assocuated Press

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!