Brasil tenta atrair EUA e China para acordo sobre clima

0
Jornal do Brasil
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula afirmou ontem que pretende conversar esta semana com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e com o presidente da China, Hu Jintao, com o objetivo de alinhavar uma proposta para ser levada à Conferência de Copenhague sobre o aquecimento global.

– Precisamos mostrar que o Brasil está disposto a estabelecer um acordo com outros países – disse Lula.

Ontem, durante o Fórum de Mudanças Climáticas, realizado em São Paulo, o governo brasileiro admitiu que vai se comprometer com uma redução em torno de 40% das emissões dos gases causadores do efeito estufa até 2020. A posição oficial e definitiva será anunciada no próximo sábado.

A ministra Dilma Rousseff, que chefiará a delegação brasileira em Copenhague evitou, no entanto, utilizar o tema "meta" para a posição do país. Segundo ela, a decisão ainda precisa de uma justificativa técnica:

– Nós não achamos que podemos reduzir 40%. Temos que provar que podemos. Talvez seja 38%, 42% – disse, esclarecendo que a estimativa de corte leva em consideração um crescimento econômico de 5% ou 6% ao ano.

O secretário-executivo do fórum, Luiz Pinguelli Rosa, disse que, durante esta semana, os integrantes do grupo vão produzir um estudo técnico que sustente a posição brasileira. Já está acertado que o país vai reduzir o desmatamento em 80%, o que contribuirá para uma diminuição de 20% nas emissões dos gases.

De manhã, durante seu programa semanal de rádio, "Café com o Presidente", Lula defendeu que os países assumam compromissos proporcionais às suas emissões de gases de efeito estufa, em um recado às nações mais ricas que, segundo ele, emitiram volumes maiores durante sua industrialização do que as atuais economias em desenvolvimento.

– O problema é que os países ricos, sobretudo os mais industrializados, aqueles que começaram a ser industrializados há 200 anos, esses países emitiram muito mais gás de efeito estufa do que os países que estão se desenvolvendo no século 20, no século 21. Portanto, é importante que os compromissos sejam de todos, mas que sejam proporcionais à responsabilidade de cada país – disse Lula.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!