As asas do HB-SAI, nome pelo qual é identificado, têm 63 metros, três metros a mais que as asas de um Boeing 787.
Mas ele é bastante leve, com apenas 1.600 quilos.
– A maior aventura do século 21 é nos tornarmos independentes das energias fósseis – disse Piccard.
Com o projeto Solar Impulse, iniciado em 2003, ele quer provar que essa independência é possível.
– Se provarmos isso, ninguém mais poderá dizer que o mesmo é impossível com carros, computadores e sistemas de calefação – disse Piccard.
O objetivo do voo-teste foi verificar se o avião se comportava no ar conforme os cálculos feitos no simulador. Ele é muito sensível ao vento e a turbulências, disse Piccard.
Não é o primeiro avião solar do mundo. Em 1980, primeiros voos tripulados foram bem-sucedidos nos EUA. Em 1981, o Canal da Mancha foi sobrevoado com avião movido a energia solar. Em 2005, ocorreu o primeiro vôo noturno – não tripulado.
O avião de Piccard unifica essas experiências.
Com agências