Um vazamento nuclear foi detectado nesta quinta-feira a bordo de um navio quebra-gelo russo de propulsão nuclear que estava no oceano Ártico.
O vazamento obrigou a embarcação a retornar ao porto no mar de Barents, informou a agência federal Rosatom.
Segundo a Rosatom, foi detectado um "aumento insignificante em atividade" a bordo do navio Taimyr. O incidente foi sério o suficiente para forçar o enorme navio a abandonar sua missão e voltar ao porto na cidade de Murmansk (noroeste).
Andrey Pronin-02.nov.09/France Presse | ||
O quebra-gelo russo Taimyr no porto de Murmansk; vazamento está no nível zero de escala de acidentes nucleares |
Funcionários do governo russo disseram que os níveis de radiação elevados foram detectados inicialmente no sistema de ventilação que circunda o núcleo do reator. Os níveis de radiação continuaram normais do lado de fora da câmara de proteção do material nuclear.
Um funcionário do navio disse que outro quebra-gelo foi enviado à região para ajudar na viagem de volta do Taimyr ao porto.
"Se a situação se deteriorar, o sistema de reator vai ser fechado e o processo de resfriamento começa", explicou a Rosatom, acrescentando que a gravidade do incidente estaria no nível zero dos sete pontos da Escala Internacional de Eventos Radiológicos e Nucleares. Este nível significa "nenhuma importância para segurança".