Arquipélago de Cagarras, no Rio, é mapeado com 3.000 fotos e guias

0
FABIO BRISOLLA - FOLHA DE SP
DO RIO

Os frequentadores das praias de Ipanema ou Leblon, no Rio, estão habituados a observar à distância as Cagarras, arquipélago formado por seis ilhas, a 4.500 metros da faixa de areia mais próxima.

Já um grupo de 12 pesquisadores se dedicou a conhecer de perto a vida terrestre e marinha do lugar, trabalho registrado no documentário "Ilhas Cagarras - Monumento Carioca", que em abril será lançado em DVD e distribuído em bibliotecas, escolas públicas e museus.

Um livro com 3.000 fotos feitas ao longo do levantamento está sendo editado com o mesmo propósito.

Desde 2011, os pesquisadores analisam o ecossistema da região. Criado pela ONG Instituto Mar Adentro, o projeto Ilhas do Rio catalogou aproximadamente 200 espécies da vegetação local e mais de 200 espécies de peixes.

A equipe produziu ainda dois guias de identificação das espécies da fauna e flora terrestre e marinha no perímetro das ilhas, disponíveis para download no site
maradentro.org.br/ilhasrj.

"O inventário da flora das ilhas é inédito e identificamos também as espécies de aves marinhas", explica Carlos Rangel, coordenador do projeto e responsável por alguns dos mutirões realizados no arquipélago para retirar lixo.

"Por serem ilhas próximas da costa do Rio, o dano é maior. Quanto mais perto da área urbana, maior o impacto. Mas ainda existe muita vida por lá", afirma.

Chama a atenção a população de 5.000 pássaros da espécie Fragata, citada pelo grupo como o segundo maior ninhal da América Latina.

AVENTUREIROS

Alguns aventureiros estão habituados a rondar as ilhas.

Morador de Niterói, o empresário Paulo Junqueira, 50, faz pausas no trabalho quando as condições do mar estão favoráveis para o mergulho.

"Ligo para a marina e peço para pôr minha lancha na água. Saio da praia de Icaraí (Niterói) e em 20 minutos estou nas Cagarras", diz Junqueira, que pratica pesca submarina fora da área de proteção fixada na legislação.

A proibição se estende por dez metros ao redor de cada ilha. Também não é permitido o desembarque, a não ser daqueles que têm autorizações especiais, como os técnicos do projeto Ilhas do Rio.

Aos interessados em conhecer as Cagarras, a opção é alugar embarcações nas agências situadas na Marina da Glória ou recorrer às empresas de mergulho que organizam expedições na região.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!