Morre a primeira vítima de dengue no município de São Gonçalo

0
Homem de 61 anos é o primeiro óbito confirmado da doença após anúncio de epidemia. Cerca de 300 pacientes deram entrada nas unidades de saúde com sintomas

Guilherme Bernard - O Fluminense


A primeira morte causada pelo mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, em São Gonçalo, em 2013, foi confirmada no sábado. O empresário de 61 anos, Antônio Magalhães, morador do Porto Novo, morreu às 9h da última quinta-feira, vítima de dengue hemorrágica. Uma outra morte causada pela doença está sendo investigada no município.

Segundo a família do empresário, tudo aconteceu de repente. Assim que adoeceu, Antônio começou a mostrar sinais de fraqueza e a morte aconteceu rapidamente.

“Foi muito rápido. No domingo retrasado (17) ele começou a sentir alguns sintomas como vômitos e dores abdominais. Mas ele melhorou. No entanto, na terça-feira (19) ele voltou a sentir-se mal e o levamos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Fonseca. Como lá eles não possuem internação, eles o encaminharam para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê. Lá ele foi imediatamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não melhorou e faleceu na última quinta-feira (21)”, disse o sobrinho da vítima, o estudante de 19 anos, Everton Magalhães.

De acordo com o irmão do empresário, o aposentado Juarez Magalhães, 66 anos, a população deve ser alertada. “Eu quero que o caso do meu irmão sirva de alerta para as pessoas. Em janeiro um sobrinho meu teve dengue também. A situação está muito complicada. Na certidão de óbito dele consta como causadores da morte a dengue hemorrágica e falência múltipla dos órgãos”, desabafou o aposentado.

Antônio Magalhães foi sepultado às 15h30 da última sexta-feira, no Cemitério São Gonçalo, no Centro da cidade.

Medidas -
Na noite da última sexta-feira, o prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, anunciou epidemia de dengue no município. O número de casos, 3.200 até agora, corresponde a um aumento de cerca de 30% em comparação ao mesmo período de 2012. As secretarias de Saúde de São Gonçalo e Itaboraí farão, na próxima terça-feira, uma ação conjunta nos bairros de Marambaia e Apolo. Agentes vão percorrer residências e comércios a fim de orientar a população.

Prefeitura amplia número de leitos para hidratação


A secretaria de Saúde de São Gonçalo ampliou no sábado em mais 40 o número de leitos para pacientes com dengue nas suas unidades de emergência. Durante a parte da manhã cerca de 300 pacientes deram entrada nas unidades com alguns dos sintomas da doença. Todos foram atendidos, medicados e hidratados. Nesta semana, o prefeito Neilton Mulim determinou a instalação de mais dois centros de hidratação no Centro de Saúde Washington Luis, no Zé Garoto, e no Helio Cruz, no Alcântara. O município estava trabalhando com 75 leitos.

A dona de casa Ilsa Oliveira Lopes, de 60 anos, foi a primeira paciente a ser levada para um dos novos leitos implantados no Pronto Socorro Mário Niajar, no Alcântara. Ela chegou com 59 mil de plaquetas, dores no corpo e febre. Durante o período que ficou em observação evoluiu para 112 mil plaquetas.

“O atendimento foi rápido e graças a Deus estou melhorando”, garantiu, ao lado de outros seis pacientes que também estão recebendo atendimento.

Acompanhando todo o atendimento de perto, a diretora da unidade, Maria Imaculada Pacheco, informou que a partir desta segunda-feira a enfermaria que foi transformada em Centro de Hidratação receberá mais seis novos leitos. “Vamos ampliar ainda mais o nosso atendimento. Temos que atender a todos com rapidez e eficiência”, disse.

O prefeito Neilton Mulim determinou que a secretaria de Saúde intensificasse as ações contra o mosquito Aedes aegypti. “Estamos agindo contra a dengue desde o primeiro dia de governo. Ações e capacitação de profissionais estão sendo feitas. Mas volto a lembrar que o gonçalense é o nosso maior parceiro, pois 80% dos focos da doença estão nas residências”.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!