Aeronave Ilyuchin Il-76 foi enviada a pedido do governo Santiago, que declarou estado de emergência em seis regiões do país.
Pável Rítsar | Gazeta Russa
Um avião de carga Ilyuchin Il-76 russo chegou ao Chile para ajudar a extinguir incêndios violentos e proteger as comunidades locais, segundo informou o Ministério para Situações de Emergência da Rússia nesta segunda-feira (30).
Il-76 é maior avião usado para combate a incêndios no mundo Foto:AP |
“Um Iliuchin Il-76 desembarcou em Santiago e logo começará a extinguir incêndios nas áreas com situação mais complexa”, lê-se no comunicado do ministério.
O avião especial decolou de Moscou rumo à capital chilena na sexta-feira passada (27), cobrindo uma distância de mais de 15 mil quilômetros, com escalas.
O Il-76, o maior avião usado para combate a incêndios no mundo, é capaz de despejar mais de 42 toneladas de água nas áreas afetadas sem reabastecer.
“A tripulação está preparada para o trabalho em condições complexas e tem vasta experiência em extinção de incêndios florestais. A equipe participou de inúmeros ocasiões semelhantes, tanto na Rússia como no exterior”, declarou o órgão russo.
O Chile declarou estado de emergência em seis regiões das porções central e sul do país (Santiago, Valparaíso, Libertador General Bernardo O'Higgins, Maule, Biobio e Araucania) por causa dos piores incêndios da história chilena.
Estima-se que cerca de 500 mil hectares tenham sido afetados pelas queimadas; há relatos de diversos feridos e, ao menos, 11 mortos.