Serra da Bocaina é monitorada após incêndio na mata ser controlado

0

Incêndio destruiu grande área na Serra da Bocaina, entre Bananal e São José do Barreiro


Por G1 Vale do Paraíba e Região


A Serra da Bocaina, que foi atingida por um grande incêndio durante seis dias, segue sendo monitorada nesta segunda-feira (25) após as chamas terem sido controladas. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e voluntários permanecem na área para evitar que novos focos surjam ou se alastrem novamente.

Bananal decreta emergência após seis dias de incêndio na Bocaina (Foto: Divulgação/Amovale)
Bananal decreta emergência após seis dias de incêndio na Bocaina (Foto: Divulgação/Amovale)

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo consumiu uma área de 1,2 mil hectares, o equivalente a mais de 1,6 mil campos de futebol, entre Bananal e São José do Barreiro. As chamas foram controladas no fim da tarde deste domingo (24), segundo o Corpo de Bombeiros.

A área da Unidade de Conservação da Estação Ecológica de Bananal, que conta com 884 hectares de floresta, não foi atingida.

Os Bombeiros informaram que o risco de que o incêndio volte é bem pequeno, mas o monitoramento segue sendo feito por causa de pontos com fumaça e também por causa do tempo seco.

Um posto de comando para centralizar as operações de combate foi montado em uma escola da cidade e reúne efetivos dos bombeiros, polícia, prefeituras, Fundação Florestal e voluntários.

Somente no domingo foram empregados 70 bombeiros, 75 voluntários e três helicópteros, que retiraram água de uma represa próxima para jogar no local.

Segundo o comitê responsável pelo trabalho, foram encontrados animais carbonizados, entre eles pássaros e lobos. O número não havia sido contabilizado até esta segunda-feira.

Decreto

A Prefeitura de Bananal decretou estado de emergência e um forte esquema foi montado ao longo do dia.

O decreto de emergência prevê, entre outros itens, que os voluntários possam atuar nas atividades, que as equipes de Defesa Civil possam utilizar propriedades para as ações e combate e que a prefeitura possa receber o apoio de órgãos públicos para o combate.

O prefeito de Bananal, Jorge da Silva Rodrigues Filho, acredita que o início do incêndio tenha acontecido de forma proposital. "Nós temos uma grande suspeita de ser criminoso, o que é alvo de muita preocupação", disse.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!