Mineradores são soterrados durante escavação de scheelita no interior do Rio Grande do Norte

0

Caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (22) em Bodó, na região Central potiguar.


Por G1 RN


Dois operários foram soterrados e morreram após um desmoronamento em uma mina de scheelita em Bodó, na região Central potiguar. O caso aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (22). Equipes do Corpo de Bombeiros de Caicó foram deslocadas para a região. A morte dos dois foi confirmada pela Polícia Militar e pela prefeitura da cidade. Não havia mais trabalhadores no local no momento do acidente.

Administração da empresa Bodó Mineração se pronunciou através de nota e disse que vai apurar as causas do acidente (Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca)
Administração da empresa Bodó Mineração se pronunciou através de nota e disse que vai apurar as causas do acidente (Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca)

A Bodó Mineração, empresa onde aconteceram as mortes, enviou nota ao G1 em que lamenta o ocorrido. Na nota, a direção da empresa disse também que vai apurar as causas do acidente. 


"A direção da Bodó Mineração lamenta o ocorrido e afirma que a empresa vai apurar as causas do incidente, além de prestar todo o auxílio necessário à família das vítimas. A direção da companhia informa que a mineradora obedece a critérios rígidos de segurança, tendo, inclusive, uma equipe de técnicos de Segurança do Trabalho acompanhando a produção da atividade de exploração mineral", diz o comunicado.

De acordo com moradores, os mineradores João Adelino da Silva, de 32 anos, e Jonas Eleotério Pinheiro, também de 32 anos, estavam trabalhando na mina e tentavam explodir uma rocha quando houve o desmoronamento que os atingiu.



 Jonas Eleoterio e João Adelino foram atingidos pelo desmoronamento da mina em Bodó (Foto: Divulgação/Facebook)
Jonas Eleoterio e João Adelino foram atingidos pelo desmoronamento da mina em Bodó (Foto: Divulgação/Facebook)

Segundo a PM, os policiais foram acionados ao local por volta das 10h. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram contatados. Os bombeiros iniciaram o processo de retirada dos corpos dos escombros. Carlos Neto, assessor de imprensa da corporação, disse que um dos mineradores foi resgatado, e que o outro está em um lugar de acesso mais difícil, abaixo de muitas pedras. "Será uma operação mais demorada", afirma.

A Polícia Civil enviou nota informando que vai apurar as causas do acidente na mina. Um Boletim de Ocorrência foi confeccionado e foi solicitada também a presença do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Natal e de Caicó para a análise e liberação da área. O delegado Rafael Garcia pediu a realização de perícias no local e instaurou um inquérito para apurar o fato.

Scheelita

A scheelita é um mineral explorado para a produção de tungstênio. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração, o tungstênio, por sua vez, é um metal utilizado na indústria eletrônica, petrolífera, da construção, empregado na fabricação de filamentos de lâmpadas, telefone celular, tubo de raios catódicos (usados em monitores de TV e computadores), nas canetas esferográficas, entre outros. No Brasil, as reservar de scheelita são encontradas no Rio Grande do Norte.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!