Segundo crenças japonesas, o peixe-remo vem à superfície antes de acontecer um terremoto. Essa espécie marinha é mais conhecida no arquipélago nipônico como o "mensageiro do palácio do deus do mar".
Sputnik
Depois da descoberta de três peixes-remo nos últimos dez dias na baía de Toyama, os japoneses estão apreensivos quanto à iminência de um desastre natural, acreditando que os peixes, que vivem em águas profundas, são prenúncio de terremotos e tsunamis.
Peixe-remo | Reprodução |
Relata-se que dois peixes-remo apareceram na mesma costa, enquanto o terceiro, com aproximadamente quatro metros de comprimento, ficou preso em uma rede de pesca no porto de Imizu. A espécie, caracterizada por longos corpos prateados e barbatanas vermelhas, raramente é vista na superfície.
Não é a primeira vez que os peixes-remo aparecem nas costas japonesas. Antes do grande terremoto que abalou o nordeste do Japão em 2011, cerca de vinte desses peixes foram encontrados nas praias da região.
A presença dos peixes-remo na costa japonesa divide as opiniões dos cientistas: uns alegam que não é comprovada a relação entre o avistamento desses peixes e terremotos, outros admitem que é possível que essas espécies pressintam desastres naturais.