MP alega que Vale cria obstáculos para cumprir acordo para pagamento de auxílio aos atingidos de Brumadinho

0

Representantes do órgão e da Vale participaram de mais uma audiência sobre a tragédia. Balanço da Defesa Civil confirma 210 mortes na tragédia.


Por G1 Minas — Belo Horizonte

“Eu acredito que eles deram conta de fazer o desastre e de ceifar a vida de mais de 300 pessoas. Agora eles têm que dar conta da reparação”, disse o promotor de Justiça André Sperling durante a sexta audiência sobre a tragédia de Brumadinho. Representantes da Vale, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), da Justiça de Minas Gerais e da União participaram do encontro.

Em Brumadinho, Vale paga auxílio emergencial para atingidos por barragem — Foto: Reprodução/JN
Em Brumadinho, Vale paga auxílio emergencial para atingidos por barragem — Foto: Reprodução/JN

Subiu para 210 o número de mortes confirmadas em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, outras 96 pessoas continuam desaparecidas.

O promotor disse que a Vale apresentou um cronograma onde serão instalados postos de recebimentos de documentos para a realização dos pagamentos emergenciais.

Segundo acordo fechado no dia sete de março, a mineradora vai efetuar o auxílio emergencial a todos os moradores de Brumadinho e os atingidos que moram nas margens do Rio Paraopeba até a represa de Retiro Baixo, em Pompéu, na Região Central de Minas Gerais.

O valor será de um salário mínimo por adulto, meio salário por adolescente e um quarto do salário mínimo por criança. Ele será pago durante um ano, segundo o acordo.

O auxílio emergencial já começou a ser pago a moradores de Córrego do Feijão e Parque da Cachoeira.

“Ela (Vale) já apresentou um número lá que acho que foi em torno de 1,2 mil pessoas que já começaram a receber, mas recebendo já com equívoco porque o que ficou acertado é que as pessoas já deveriam receber os valores atrasados a partir do dia 25, que foi o dia do desastre. Ela não fez isso. Mas aí já ficou claro agora que ela já na próxima parcela vai ter que pagar os atrasados. Então isso também já foi conquistado na audiência”, disse o promotor.

Moradores de Brumadinho cobraram agilidade por parte da mineradora em frente à Justiça.

Os representantes da Vale não falaram com a imprensa após a audiência. A assessoria de imprensa da mineradora foi procurada, mas ainda não se pronunciou.

Kit Piscina Quadrada 1500 Litros + Capa e Forro Mor

Kit Piscina Quadrada 1500 Litros + Capa e Forro Mor

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!