Relatório mostra que mudanças climáticas podem extinguir até 70% das espécies de pássaros

0

Rio - A Organização Não Governamental Fundo Mundial para a Natureza divulgou nesta terça-feira um relatório em que prevê a extinção maciça de pássaros com o agravamento do aquecimento global. O documento "Pássaros e Mudanças Climáticas: um relatório sobre o status global", traçou um cenário de impactos para as aves. As projeções para um aumento de temperatura em 2° C levaria, de acordo com os cientistas, à taxas de extinção de até 38% na Europa e 72% na Austrália.

“Estamos vendo pássaros que se recusam a migrar e as mudanças climáticas estão fazendo com que haja uma falta de sincronia entre os pássaros e seus ecossistemas", conta o Dr. Karl Mallon, diretor da Climate Risk Pty. Ltda e um dos responsáveis pelo relatório.

Segundo o relatório, pássaros que se locomovem facilmente para novos habitats deve ser menos afetados. O que não acontecerá com aqueles que habitam ambientes isolados. Os cientistas descobriram declínio de até 90% em certas populações de pássaros e também falhas reprodutivas nunca antes vistas em outras espécies.

“Os pássaros sempre foram usados como indicadores das mudanças no meio ambiente e, com este relatório, vemos que eles são importantíssimos quando o assunto é mudanças do clima”, afirma Hans Verolme, diretor do Programa de Mudanças Globais do Clima da rede WWF.

O Dia

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!