Agência Nacional de Águas premia projetos para combater falta d'água

0

Rio - A Agência Nacional de Águas (ANA) premiou na noite desta quarta-feira três projetos que propõem formas de enfrentar ou evitar problemas de falta d'água no País. A primeira iniciativa a ser premiada foi Convivência com a Realidade Semi-Árida - Construção de Cisternas para Captação e Armazenamento de Água da Chuva, na categoria Água para a Vida.

O projeto do Centro de Educação Popular e Formação Sindical (CEPFS) é sediado na cidade paraibana de Teixeira e conseguiu que mais de 870 cisternas fossem construídas na localidade de 2003 até dezembro de 2005, em parceria com empresas privadas. Com o projeto, foi verificada uma redução nos índices de mortalidade infantil em cerca de 60% em Teixeira e Cacimbas (PB).

O projeto também consegiu a mobilização e formação de mais de 2,3 mil pessoas sobre o uso adequado dos recursos naturais, a mobilização de mais de 300 famílias na construção de cisternas de placas, entre outras ações.

Na categoria Uso Racional de Recursos Hídricos, o premiado foi o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido: Um Milhão de Cisternas Rurais, sediado em Recife, Pernambuco. A meta do programa é construir 1 milhão de cisternas de placas na região do semi-árido, que engloba nove Estados do Nordeste e áreas de Minas Gerais e Espírito Santo. Com isso, cerca de 5 milhões de pessoas serão beneficiadas.

Um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA) aponta que mais de 70% das cidades com população acima de cinco mil habitantes do semi-árido nordestino enfrentarão crise no abastecimento de água para consumo humano até 2025, independentemente da megaobra de transposição do rio São Francisco. Segundo os pesquisadores, os problemas de abastecimento deverão atingir cerca de 41 milhões de habitantes da região do semi-árido e entorno.

Na categoria Gestão de Recursos Hídricos, o vencedor foi o Projeto de Assessoria Técnica e Científica ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte - Extensão Universitária Voltada ao Meio Ambiente e aos Recursos Hídricos, da Universidade de Joinville (Univille), em Santa Catarina.

A Univille oferece, desde 2001, ferramentas metodológicas para a execução de trabalhos científicos sobre recursos hídricos, bem como a geração de dados para o diagnóstico e o prognóstico da bacia hidrográfica do rio Cubatão do Norte, em Santa Catarina. Além disso, a universidade criou uma página na Internet para divulgar informações sobre as águas da região, legislação aplicada, projetos de educação ambiental e atividades do Comitê da bacia.

Segundo o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado, o Prêmio ANA serve como ferramenta para disseminar, em toda a sociedade brasileira, conceitos e atitudes que colaborem para o reconhecimento do valor da água e da necessidade do cuidado do seu uso e conservação. Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a premiação da Agência dá visibilidade, reconhecimento, estímulo, às boas práticas e boas experiências na área de recursos hídricos. (Terra)

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!