Itália irá construir maior usina de queima de hidrogênio

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por Paula Scheidt, CarbonoBrasil

A maior usina de queima de hidrogênio em escala industrial será construída na Itália, próximo a cidade histórica de Veneza. O anúncio foi feito pela companhia de energia italiana ENEL logo depois de 20 manifestantes do Greenpeace subirem a chaminé de uma usina de queima de petróleo em protesto aos planos de convertê-la para produção de carvão.

O projeto irá envolver investimentos na ordem de 40 milhões de euros para os próximos cinco anos e mais de quatro milhões de euros em suporte vindos da região de Veneto para pesquisa e desenvolvimento. Além dos sistemas de geração de energia a partir da combustão do hidrogênio, os fundos serão empregados na geração de biomassa e sistemas de armazenamento de hidrogênio.

O acordo com a administração da região fortalece o comprometimento da ENEL na área de hidrogênio, que começou nos arredores de Veneza com a fundação do Parque Hidrogênio em 2003.

No mesmo dia do anúncio, um grupo de 20 voluntários do Greenpeace escalaram uma chaminé de 250 metros de uma usina da ENEL em Porto Tolle, cerca de 50 quilômetros ao sul de Veneza. A organização não-governamental (ONG) Greenpeace protesta contra os planos da empresa de converter as duas maiores usinas de petróleo em carvão. A ONG afirma que a empresa é a maior emissora de dióxido de carbono (CO2) da Itália e a conversão das usinas aumentaria as emissões para além do limite estabelecido pelo Protocolo de Kyoto.

Hidrogênio – molécula do futuro

Na busca por novas tecnologias na área energética, o hidrogênio tem sido um dos mais populares. Grandes avanços já foram feitos nesta área, porém a questão fica agora com relação a obtenção da molécula do hidrogênio.

Apesar de ser a mais abundante entre as substâncias do planeta, o hidrogênio não é fácil de ser obtido. Alguns processos usados para este fim são o termoquímico com o uso de metano, gasolina, biomassa ou carvão; e a eletrólise. Somente esta opção é considerada limpa e sustentável. Através da eletrólise da água, as moléculas de oxigênio e hidrogênio são separadas, porém num processo de alto consumo energético. Somente quando usada uma fonte renovável para obter esta energia é que a produção de hidrogênio é considerada sustentável.

Nesta semana foi anunciado um sistema experimental que utiliza energia de turbinas eólicas para produzir e armazenar hidrogênio puro, no estado de Colorado, nos Estados Unidos. O hidrogênio gerado é armazenado para, mais tarde, ser usado em células combustíveis ou em motores de combustão.

Na Feira de Automóveis de Los Angeles, realizada no início de dezembro, a Ford apresentou uma versão movida a hidrogênio do Explore SUV, com capacidade de 174 cavalos de potência. O veículo possui um grande tanque de hidrogênio situado no centro do carro, no local normalmente ocupado pelo modelo de transmissão automática. Isto permite ao carro atingir uma velocidade de 218 quilômetros por hora, a maior alcançada até hoje para um modelo movido a célula de hidrogênio.

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