UE adota quotas de CO2 para linhas aéreas

0
Fonte: Terra

A Comissão Européia adotou formalmente hoje a proposta de incluir a aviação em seu sistema de comércio de licenças de emissão de gases de efeito estufa, dando aos vôos internacionais que chegam ou saem do bloco um prazo de um ano para aderir ao regime. Os vôos internos na União Européia integrarão o esquema, que visa à redução da poluição global do ar, em 2011, e os aviões que chegam ou saem da UE devem fazer o mesmo no ano seguinte, informou a Comissão.

O regime de comércio de licenças de emissão da UE - o EU Emission Trade Scheme, ferramenta-chave na luta contra o aquecimento global na redução da emissão de poluentes conforme o Protocolo de Kyoto - põe um limite na quantidade de dióxido de carbono (CO2) que pode ser emitida por grandes poluidores como fábricas e refinarias de petróleo. Mas até então, a aviação internacional não havia sido incluída neste sistema, mas ela é considerada uma das principais fontes de poluição devido ao crescimento do tráfego aéreo.

As companhias compram direitos para poluir se ultrapassam suas metas, ou vendem esses direitos no caso de ficarem abaixo da emissão de gases.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!