Cheia do São Francisco inundou regiões que, até então, só sofriam com a seca. Pequenos agricultores são os mais penalizados com a situação.
Do G1, com informações do Jornal da Globo
As chuvas que caem no Sudeste desde o início do ano trouxeram drásticas conseqüências para o sertão da Bahia, sempre castigado pelo clima seco. Devido às cheias do São Francisco, várias partes do Nordeste brasileiro estão alagadas e a população já se preocupa com os prejuízos trazidos pelos temporais.
Em Juazeiro, no norte da Bahia, casas foram inundadas. Nas ilhas do São Francisco, barqueiros e comerciantes estão sem trabalhar há 15 dias. "Perdi mesa, banco, perdi tudo. Está tudo indo embora, sem dar tempo", lamenta o vendedor Manoel Rodrigues.
Os pequenos agricultores são os que mais sofrem com a surpresa desagradável. O produtor de melão Adauto Silva investiu R$ 4 mil na plantação e perdeu tudo por causa das enchentes. Benedito Gonçalves vive o mesmo drama. Dono de plantações de banana e maracujá viu o trabalho de um ano inteiro ser levado pelas águas.
As chuvas fizeram ressurgir as cachoeiras no local, um espetáculo que só pode ser visto em época de cheia .
Chuvas no Sudeste alagam sertão da Bahia
fevereiro 10, 2007
0