Aquecimento força peixes da Austrália a migrarem para o sul

0
da Folha Online

O aquecimento global começa a ter um impacto significativo na vida marinha australiana, empurrando peixes e pássaros que deles se alimentam para o sul e ameaçando os recifes de coral, informou a Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth) nesta quarta-feira.

Conseqüências mais severas --oceanos mais quentes, mudanças nas correntes, distúrbios nos ciclos reprodutivos e migração de espécies-- podem ocorrer nas próximas décadas, afetando a vida marinha, comunidades pesqueiras e o turismo.

Espécies de tartarugas, atuns e águas-vivas já estão migrando para o sul, diz o relatório da organização.

Este foi o primeiro estudo de grande porte na região australiana que reuniu pesquisadores do clima, ecologistas e cientistas.

Corais

Os corais na Grande Barreira da Austrália poderão sofrer branqueamentos mais freqüentes, a cada dois ou três anos. Atualmente, isso ocorre a cada cinco ou seis anos.

Os oceanos também estão ficando mais ácidos com o aumento do nível de dióxido de carbono na atmosfera. Isso deve prejudicar organismos que usam cálcio para carbonatar seus esqueletos e conchas, como corais e moluscos.

O sudeste da Austrália será duramente atingido, e o resultado deve ser o declínio do número de peixes na costa leste do país.

Migração humana

O aumento aguardado de migração humana para a costa australiana nos próximos dez a 20 anos, por causa das temperaturas em elevação, também acrescentaria pressão aos mares da região, afirmou Hobday.

Isso tudo viria acompanhado, ainda, da elevação do nível do mar, que levará à erosão costeira.

Na sexta-feira (6), o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), da ONU, apresenta um novo relatório sobre os efeitos do aquecimento global.

Com Reuters

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!