JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) enfrenta um surto de caxumba entre os universitários. Desde a segunda quinzena de março, 45 casos foram confirmados entre os alunos -um funcionário também contraiu a doença, transmitida pela saliva de uma pessoa infectada. Houve ainda nove casos na Facamp (Faculdades de Campinas) e dois na PUCCamp. Ambas ficam perto da Unicamp.
Para o coordenador do Centro de Saúde da Unicamp, Edison Bueno, é provável que o caso gerador do surto tenha sido contraído por um aluno fora da instituição.
Em 2006, não houve notificações de casos de caxumba na Unicamp, que tem 20 mil alunos e por onde passam, por dia, 45 mil pessoas. Após o início do surto, cerca de 6.000 pessoas da instituição receberam a vacina tríplice viral - contra caxumba, rubéola e sarampo.
Na Facamp, 1.386 dos 2.000 alunos foram vacinados. De hoje ao dia 22, serão instalados na Unicamp mais dois postos de vacinação. O objetivo é atender dez mil alunos.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, foram notificados no Estado neste ano 159 casos de caxumba relacionados a surtos.
Surto de caxumba ataca 45 alunos da Unicamp
maio 16, 2007
0