Situação de emergência em Campos

0
Foi decretada situação de emergência em Campos, no Norte Fluminense. Para chegar em Lagoa do Sul só de barco ou helicóptero.

Campos é o município que mais sofre com as chuvas dos últimos dias no estado do Rio.



Em uma semana choveu mais do que a soma dos últimos seis meses. “É um ponto extremamente crítico onde nas áreas alagadas não existe acesso terrestre e portanto é muito mais difícil para dar ajuda e auxílio a essas famílias que estão desabrigadas”, diz Sérgio Cortes secretário estadual de Saúde.

Do alto não dá para separar o que é lagoa das ruas tomadas pela água. Dezenas de casas estão submersas, só o telhado ficou de fora. Aeronaves chegavam a todo o momento trazendo comida, água, colchonetes e roupas.

A quantidade de gente que ficou sem casa era tanta que faltou lugar. “Mas só tem quatro barracas , precisamos de mais barracas urgente”, alerta um senhor.
Uma corrente de solidariedade. Os moradores se unem e tentam salvar o que podem. Gente com água pela cintura, caminhões carregando o que sobrou dos móveis. Centenas de famílias perderam tudo, sobraram lágrimas. “Temos que aguardar, esperar a água baixar para colocarmos nossas coisas no lugar, o importante é a gente estar com vida”, fala Cristiane Serafim.

De acordo com a Defesa Civil, é a pior enchente dos últimos 50 anos em Lagoa de Cima. Na comunidade vivem aproximadamente 1.200 pessoas, 800 estão desalojadas. “Trinta anos vai fazer que eu estou aqui na beira da lagoa e nunca vi a lagoa vir até onde ela veio, gente muito mais velha que eu disse que nunca viu a água vir até onde veio agora”,conta Joana Dark Fernandes, dona de casa.

A concessionária de energia cortou o fornecimento. Havia risco de curto circuito. “O aumento do nível da lagoa nos preocupa, daí nós entramos em contato com pessoas do meio ambiente que vai abrir o canal lá de Flechas que extravasou Lagoa Feia e conseguir descer a água para que a gente possa lá em cima ter a diminuição do nível das águas”, revela Pedro Machado, comandante do Corpo de Bombeiros. “Temos que ter força, nunca vi uma enchente igual a essa”, fala uma moradora.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!