Boa Vista registra 765 casos de dengue

0

SHIRLEIDE VASCONCELOS

A Capital roraimense já registra 765 casos de dengue este ano. Deste total, 555 foram casos somente em janeiro, número três vezes maior que no mesmo período do ano passado, quando foram notificados 177 casos.

O bairro com maior registro de casos é o Cauamé (67), seguido pelo Caranã (51), Buritis (36) e Aparecida (32), além do Centro, também com 32 casos.

O supervisor de Vigilância e Saúde da Prefeitura, Hipojucan Carneiro, informou que uma das ações para reduzir estes casos é a mobilização dos bairros, envolvendo 80 homens do Exército, sendo 30 da Aeronáutica e os demais da 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Também há 14 homens da Defesa Civil municipal, 34 agentes da Gestão Participativa, 15 técnicos da Gestão Ambiental e 34 agentes comunitários.

As equipes visitam as casas para orientar sobre a prevenção contra o mosquito transmissor da dengue e atuam em parceria com entidades (associações de moradores) e igrejas da comunidade para que continuem orientando os moradores sobre a doença.

Carneiro afirmou que não há como estipular metas de redução para a dengue no município, mas afirmou que a ideia é não ter epidemia. Ressaltou que, apesar do número elevado de casos, a epidemia ainda não é caracterizada, mas a situação aponta sinais da necessidade de uma medida de impacto.

Por conta disso, a mobilização realizada pela Prefeitura e órgãos parceiros este mês prevê visita a todos os bairros da cidade em 60 dias, mobilizando a população para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

A mobilização é apenas uma etapa das ações. A outra é a limpeza urbana, que está ocorrendo paralelamente e inclui ainda a fiscalização nos bairros em que a Prefeitura retirou entulhos, para evitar que após a limpeza os moradores continuem colocando galhadas e lixo nas calçadas, sem que antes seja definido um calendário para o bairro.

Conforme Hipojucan Carneiro, os entulhos são perigosos para a proliferação do mosquito transmissor da dengue porque, além das galhadas, os moradores da rua aproveitam para jogar lixo doméstico.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!