Número de casos da gripe suína monitorados no Brasil sobe para 20

1


Subiu para 20 o número de casos de brasileiros que estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde (MS) diante da possibilidade de gripe suína. Segundo a assessoria do MS, o total de casos chegou a 22, mas dois deles, identificados no estado de São Paulo, foram descartados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também informou que todos os aviões oriundos do México, dos Estados Unidos e do Canadá estão sendo desinfectados ao pousarem nos aeroportos brasileiros.

Até o momento, oito estados têm registro de casos em observação - três pessoas no Amazonas, duas na Bahia, três em Minas Gerais, uma no Pará, quatro no Paraná, duas no Rio de Janeiro, duas no Rio Grande do Norte e três em Santa Catarina. O ministério reforçou que, dentre os sintomas da gripe suína, a febre deve ser de pelo menos 38 graus e acompanhada de tosse, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de desconforto respiratório. O estado do Espírito Santo também apresentou um caso suspeito, mas não foi confirmado.

Cinco pessoas que vieram do México e chegaram a Porto Alegre ontem foram encaminhadas ao Hospital Conceição. Uma delas apresentava leves sintomas de gripe e foi isolada. Ainda na tarde de ontem, foi descartada a possibilidade de ela estar contaminada com a doença e, em razão disso, foi liberada. Entretanto, as cinco permanecerão em observação. "Já temos uma área no Conceição destinada para atender aos casos suspeitos. Essa já não é uma gripe suína. Ela é uma gripe humana, pois está sendo transmitida de humanos para humanos", afirma o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra.

Outro fator determinante para o reconhecimento da doença é que o paciente que apresenta os sintomas tenha visitado algum dos locais afetados pelo vírus nos últimos dez dias ou que tenha tido contato com pessoas que estiveram nessas áreas. O governo brasileiro tem informações oficiais sobre casos confirmados de gripe suína nos EUA, no Canadá, no México, no Reino Unido, na Espanha e na Nova Zelândia.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais divulgou boletim médico ontem informando que o casal internado na segunda-feira com suspeita de gripe suína apresenta "quadro clínico normal". Conforme o HC, o terceiro paciente internado ontem passou a noite bem.

A Organização Mundial de Saúde informou que alguns estudantes de Nova Iorque infectados com a gripe suína não tinham viajado ao México. Aparentemente, esses jovens contraíram a doença após o retorno dos colegas. O fato foi apontado como significativo, pois sugere que o vírus é forte o suficiente para ser transmitido por pessoas. Com isso, cresce a chance de uma possível epidemia.

Postar um comentário

1Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!