Autoridades confirmam o terceiro caso de gripe suína no DF

0

Secretaria de Saúde revela que paciente voltou recentemente de viagem da Argentina e está fora de perigo. Brasil registra mais cinco infecções

Da Redação – Correio Braziliense

Mais um caso de contaminação pelo vírus A(H1N1) foi confirmado no Distrito Federal, aumentando para três o número de pessoas em Brasília que contraíram a doença. O paciente é um homem que voltou recentemente de viagem da Argentina. Ele apresentou sintomas leves da infecção — febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta e dores musculares — e foi atendido no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). O doente está em isolamento domiciliar e recebe tratamento médico. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, sua evolução clínica é considerada satisfatória. Esse é um dos cinco casos de gripe suína confirmados até a noite de ontem em todo o Brasil, dentre os novos 1.277 registrados em todo o mundo.

A subsecretária de Vigilância à Saúde da Secretaria, Disney Antezana, explicou que a tendência é de aumento no número de casos. “Este é um vírus de alta transmissibilidade e estamos percebendo um aumento de casos não só no Hemisfério Norte, mas também no Sul. Especialmente na América do Sul”, afirmou. O Brasil possui 74 pacientes contaminados pela doença, sendo que 44 (59,5%) são mulheres e 58 (78,4%) provavelmente se infectaram em outros países. Pelo menos 18 contraíram a infecção de forma autóctone (ocorrida dentro do território nacional).

Dos casos registrados no Brasil, 31 envolvem pessoas vindas dos Estados Unidos — inclusive as duas mulheres que contraíram a doença e foram tratadas em Brasília —, 13 da Argentina, quatro do Canadá, três do México, duas do Reino Unido e uma da Europa, sem ter o país definido. Há 79 brasileiros suspeitos de terem contraído a doença, inclusive uma mulher no DF que se encontra em isolamento domiciliar. Até agora, 480 casos foram descartados. O Ministério da Saúde considera a transmissão no país ainda limitada e argumenta que não há evidência de sustentabilidade de contaminação entre pessoas.

Ocorrências

Até a noite de ontem, 81 países haviam confirmado 37.205 ocorrências da gripe A(H1N1). A doença provocou a morte de 164 dos infectados. As vítimas da doença, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), normalmente já eram portadoras de algum problema de saúde crônico. Os dados dos EUA, do Canadá e da OMS são da última sexta-feira, pois os dois países e a organização decidiram atualizar as informações apenas uma vez por semana. Na quinta-feira passada, a gripe suína atingiu o nível 6 de pandemia, o último da escala. No entanto, isso se deu por causa da ampla distribuição geográfica da doença — a enfermidade é considerada “moderada” pelas autoridades sanitárias, com baixa letalidade (de 0,45%). No Brasil, ela também possui baixo índice de hospitalização, de 2% a 4%.

 

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!