O biodiesel que vem da água

0
Estudos apontam vantagens do uso de microalgas



Pesquisadores trabalham no uso de microalgas como fonte de biocombustível. Um experimento do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) descobriu que algumas microalgas encontradas no litoral do Brasil têm capacidade para produzir pelo menos 40 mil litros de biodiesel por hectare por ano. Esses estudos vêm apontando que a produtividade das microalgas é superior a qualquer outra matriz vegetal conhecida. Responsável pela pesquisa, o biólogo Sérgio Lourenço afirma que dependendo da espécie e da técnica de cultivo, os valores podem chegar a 100 mil litros por hectare por ano.

Mas o rendimento por área não é a maior vantagem. As microalgas são cultivadas em meio líquido, não exigem terras férteis. Os insumos necessários são água, luz e nutrientes.

Segundo o pesquisador, as microalgas são os organismos fotossintetizantes mais eficientes conhecidos. Isso quer dizer que usam a luz do sol para converter CO2 e água em biomassa. A captura de gás carbônico da atmosfera é outro benefício. Quando o biodiesel for queimado, haverá geração de CO2, mas apenas o que já estava circulando na atmosfera.

Esse potencial para a produção de biodiesel ocorre, entre outros fatores, porque são organismos unicelulares e como não têm caule, raízes, folhas e flores, toda a biomassa é aproveitada. A esperança sobre essa possibilidade é grande, embora os custos de produção sejam muito altos. Para a extração do óleo, o pesquisador afirma que podem ser usadas as mesmas usinas que beneficiam o óleo de grãos, com algumas adaptações.

– As microalgas vão entrar na matriz energética do mundo, mas é difícil prever quando – diz Lourenço, explicando que o cultivo pode ocorrer em sistema aberto ou fechado.

É certo que a crise mundial deu uma freada nos investimentos em torno do assunto. Mesmo assim, o pesquisador aguarda para breve investimentos da Petrobras junto aos trabalhos da UFF. Porém na área da aviação existem boas perspectivas para o uso de microalgas para a produção de bioquerosene.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!