Tremor de terra no Recôncavo Baiano

0

Agência A Tarde

MUTUÍPE (BA) – Um terremoto assustou moradores de Mutuípe, cidade de 20 mil habitantes a 254 km de Salvador, na tarde de anteontem. O tremor, que as estações sismográficas do Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB) e do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) não captaram, foi estimado entre 2 e 2,5 graus de magnitude por pesquisadores das instituições.

Relatos dão conta de que móveis e telhas sacudiram e objetos caíram de estantes. "Primeiro, foi um barulho como um tiro surdo. Todo mundo na cidade sentiu. Depois, filtros de combustível caíram da prateleira da loja. Foi muito rápido", contou o comerciante Ivaldo Andrade. Não houve vítimas nem maiores danos materiais. "Ouvimos um grande estrondo, e as pessoas começaram a ligar para a rádio, assustadas e preocupadas", disse o locutor Fabrício Lopes.

"Com base nas informações repassadas, estimamos a magnitude, um nível baixo que não causou maiores danos", ressaltou Joaquim Ferreira, da UFRN. Segundo ele, o sismo que também atingiu outras cidades do Recôncavo Baiano não tem relação com os terremotos do Chile e Haiti: "Foi genuinamente baiano". Entre outubro e dezembro de 2005, o fenômeno foi registrado três vezes em Mutuípe. O chefe do Obsis, George Sand, destacou que o tremor também não teve ligação com os abalos registrados recentemente em Alagoinha, Agreste de Pernambuco. "São falhas geológicas diferentes", analisou.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!