Com chuvas, Santa Catarina contabiliza uma morte e 16 cidades em emergência

0
Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Um homem morreu em um deslizamento de terra provocado pelas chuvas na rodovia SC-456, na cidade de Anita Garibaldi, na serra de Santa Catarina, na noite de terça-feira (30) ontem. O corpo foi resgatado apenas no começo da tarde de hoje.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, Diego Hernandes, 29, que era veterinário e funcionário da Prefeitura de Pinhal da Serra, estava em um carro que foi atingido pelo deslizamento. Com o impacto, o carro foi arrastado por cerca de 10 metros, para uma ribanceira, próximo a um lago. O corpo e o veículo já foram resgatados.

O número de cidades catarinenses em estado de emergência devido às chuvas que atingem o Estado desde o começo da semana chega a 16, de acordo com os últimos dados da Defesa Civil. As chuvas já afetaram mais de 272 mil moradores. Desse total, 6.227 estão desalojados e 799, desabrigados.

Outras duas cidades já decretaram estado de calamidade pública: Anchieta e Formosa do Sul.

Houve registro de queda de granizo e vendaval na maioria das cidades atingidas. Além da morte registrada em Anita Garibaldi, uma pessoa ficou ferida em Lages. Até o momento, mais de 6.000 imóveis já foram danificadas pelos vendavais e enxurradas. 

 
Estragos no Rio Grande do Sul

O excesso de chuva localizada, vendavais e as precipitações de granizo registradas nos últimos dias também no Rio Grande do Sul fizeram com que 11 cidades encaminhassem à Defesa Civil Estadual Notificações Preliminares de Desastre (nopreds), desde a segunda-feira (29). Os números são do levantamento feita pela Defesa Civil até a noite de ontem. Os problemas se concentram na metade norte do Estado. Vacaria (237 km de Porto Alegre) é a primeira a decretar situação de emergência.

Em todo o Estado, 10.707 pessoas foram afetadas pelo mau tempo, sendo que 142 acabaram desalojadas, 57 desabrigadas e 30 deslocadas. Ao menos 1.497 edificações foram danificadas.

Em Erechim (362 km da capital), o rio Ligeiro transbordou e ilhou uma família de agricultores. Nessa segunda-feira, a cidade foi atingida por um temporal de granizo. No município vizinho de Paulo Bento, os moradores foram surpreendidos por pedras do tamanho de bolas de golfe.

Na região metropolitana de Porto Alegre, a preocupação fica por conta do aumento do nível dos rios. A Prainha do Paquetá, em Canoas, que geralmente fica ilhada quando há altos volumes de chuva, está sob atenção.

*Com informações da Agência Estado e de Lucas Azevedo, em Porto Alegre

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!