MT é ''campeão'' de incêndios no País

0
Estado teve 8,3 mil focos dos 59,7 mil registrados neste ano no País; Minas Gerais, Bahia e Maranhão aparecem em seguida no ranking

Fátima Lessa - O Estado de S.Paulo

ESPECIAL PARA O ESTADO / CUIABÁ

 
Depois de despontar como campeão do desmatamento no ano, Mato Grosso retoma um antigo título: o de líder no ranking dos Estados com mais queimadas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), dos 59.757 focos registrados de 1.º de janeiro a 12 de setembro no País, 8.348 estavam em Mato Grosso.

 
Entre domingo e ontem, o Inpe observou 1.837 focos de incêndio espalhados pelo Brasil.

 
Desses, 468 estavam em Minas Gerais - o Estado com o maior número neste período. Em seguida aparecem a Bahia (410), Maranhão (236) e Piauí (230).

 
Apesar da liderança de Mato Grosso em 2011, dados oficiais apontam uma redução de 64% nos focos registrados de 1.º de janeiro a 12 de setembro, se comparado o mesmo período com 2010 - ano considerado atípico, que registrou, de janeiro a 12 de setembro, 22.928 focos.

 
Os municípios campeões em queimadas são Gaúcha do Norte, Marcelândia, Nova Ubiratã, Campinápolis e Cáceres.

 
Segundo o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ramiro Martins Costa, ao contrário do que se imaginava, o fogo no Estado não tem ligação com as áreas desmatadas. Costa observa que os municípios campeões estão na região do Araguaia e no Pantanal.

Minas Gerais. Depois de Mato Grosso, aparecem no ranking anual dos Estados com mais queimadas Minas Gerais (7.073 focos), Bahia (5.652), Maranhão (5.360) e Tocantins (5.201).


Em Minas, um dos piores incêndios destrói, há 11 dias, o Santuário Nacional do Caraça, um dos principais cartões-postais do Estado, na região do município de Catas Altas, a 120 quilômetros de Belo Horizonte.
 
O capitão do Corpo de Bombeiros Frederico Paschoal informou que o fogo, enfim, está sendo controlado. "Estamos trabalhando agora nos rescaldos. Está sendo uma missão muito difícil para os próprios bombeiros, que estão no limite da exaustão."

 
O levantamento dos impactos será feito após o controle total das chamas, mas a direção do parque estima que 500 hectares de Mata Atlântica tenham sido destruídos. Além de vegetação, grutas e cachoeiras, a Serra do Caraça abriga animais ameaçados de extinção, como o lobo-guará.

 
Acre. O Acre registrou em 2011 833 focos. A situação, segundo o secretário do Meio Ambiente, Edegard de Deus, preocupa. Segundo ele, as mudanças climáticas extremas e o tradicional período de estiagem está se alongando além do previsto, com a umidade relativa do ar de 37% - o normal é, em média, 80%.

 
Em Planaltina (DF), o incêndio que atingiu a Estação Ecológica Águas Emendadas foi controlado ontem, após quatro horas de trabalho. Um avião da Força Aérea Brasileira despejou 12 mil litros de água no local.

 
COLABOROU ALINE RESKALLA

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!