Frota especial da BMW para os Jogos Olímpicos de Londres desperta ira de ambientalistas

0
por Túlio Moreira
MotorDream


A BMW é a marca automotiva oficial das Olimpíadas de Londres 2012. E o comitê que organiza a próxima edição dos Jogos Olímpicos terá à disposição 4 mil unidades dos modelos Série 3 e Série 5, que poderão ser utilizadas por funcionários, patrocinadores, atletas e autoridades. O valor total da frota é de US$ 233 milhões.

A receptividade ao anúncio da marca bávara, no entanto, não foi nada positiva para a imagem dos Jogos. Desde o início, as Olimpíadas de Londres foram badaladas como a edição mais verde de todos os tempos, e agora ambientalistas de todo o mundo estão instigados com o impacto que uma frota de 4 mil sedãs do porte dos modelos oferecidos pela BMW poderá causar durante a competição.

Jenny Jones, notória membro do Partido Verde inglês e candidata à prefeitura de Londres nas eleições de maio deste ano, afirmou que 4 mil veículos são uma afronta à cidade, que possui sistema de transporte público capaz de atender a população e os organizadores de forma mais eficiente e menos poluente. A proeminente política Caroline Pidgeon, membro da Comissão de Transportes da Assembleia de Londres, acredita que a frota germânica irá piorar drasticamente a qualidade de vida da capital britânica durante o evento.

Além disso, os carros alemães sustentam uma imagem negativa em relação ao meio ambiente na Inglaterra. Jenny Jones, por exemplo, disse que compreende a necessidade de transporte especial para o comitê organizador, mas a frota deveria ser reduzida e poderia privilegiar fabricantes locais, com uma filosofia mais verde. Nesse sentido, os ambientalistas locais acreditam que os Jogos Olímpicos de Londres deveriam se basear completamente nos veículos elétricos.

Para Caroline Pidgeon, as Olimpíadas seriam a oportunidade perfeita para estimular a adoção dos carros elétricos. Contudo, apenas 200 carros da frota de 4 mil veículos dispensarão motores a combustão. A maioria dos sedãs terá motorização diesel, enquanto algumas unidades também terão propulsor a gasolina. De acordo com a BMW, o nível de emissão desses veículos ficará abaixo de 120 g/km. A marca bávara irá vender as unidades no mercado de usados após o término dos Jogos, que acontecem entre os dias 27 de julho e 12 de agosto.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!