Reforma de banheiro é ‘paga’ com duas mil embalagens de leite

1
Moradores são beneficiados por projeto do Instituto Vital Brazil. 

Materiais de qualidade são utilizados nas obras através de parceria com loja de materiais de construção

O Fluminense


O pedreiro aposentado Carlos Roberto Brunes, 62 anos, participou da construção da ponte Rio-Niterói e da rodovia BR-101, mas a obra que mais sente orgulho de ter feito foi a recém-concluída reforma na suíte de casa. O banheiro de 4 metros quadrados, que até pouco tempo não tinha nem água corrente, ganhou teto rebaixado, basculante, pia com armário, box, azulejos e um moderno chuveiro elétrico.


Apesar de só usar materiais de qualidade, a obra teve custo baixo. Tudo foi pago com duas mil embalagens de leite Longa Vida. Isso só foi possível porque o aposentado participa da Feira de Trocas Solidárias, parte do projeto Arquiteto de Família, do Instituto Vital Brazil - em parceria com a Ong Soluções Urbanas e uma loja de departamentos especializada em venda de material de construção.

O programa presta assistência técnica habitacional a 100 moradores da comunidade Vital Brazil, também em Niterói. Os beneficiados podem trocar embalagens Longa Vida pela moeda social Trocado Vital. Cada quatro litros em caixas de leite, geleia e leite condensado, equivalem a 1 Trocado Vital. Com esse dinheiro, eles compram materiais de construção, acabamento e decoração para suas casas. Para comprar um espelho de tomada, por exemplo, que equivale a TR$ 5, é preciso juntar 20 embalagens de 1 litro. O valor é estipulado segundo a importância do item para a obra. A maior procura é por tubo, cano, tinta, piso de cerâmica e torneira. Desde sua criação em 2011, já foram arrecadadas 22 mil caixas.

“Sem o projeto não poderia sonhar em ter o banheiro que tenho hoje. Se eu fosse pagar, gastaria mais de R$ 5 mil só com material”, calcula Brunes.

Sua esposa, a manicure Ilzelina da Conceição Borges, de 54 anos, é a responsável por conseguir as caixas. Ela até já criou uma promoção entre as clientes para conseguir mais embalagens. Só no mês de fevereiro a manicure juntou 540 caixas e tem planos para outras melhorias na sua casa, como a construção de um terceiro quarto e a ampliação da cozinha.

“O melhor é que nada é dado de graça. Preciso correr atrás para conseguir as embalagens e fazer as melhorias aqui em casa. Isso só valoriza o nosso esforço”, afirma Ilzelina.

Supervisão – A evolução das obras é acompanhada por arquitetos e engenheiros, que sugerem modificações quando necessário. Os projetos priorizam a eliminação de situações que comprometam a saúde e a segurança dos moradores. Práticas comuns na comunidade, como a construção de banheiro próximo ou dentro da cozinha, podem levar a doenças devido à proliferação de bactérias. Por conta da umidade, a ausência de revestimentos também pode levar a problemas respiratórios. A ação dos arquitetos procura corrigir esses erros.

Postar um comentário

1Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!