Moradores ligam e pedem uma das sete opções de mudas oferecidas.No primeiro mês de funcionamento do projeto foram 82 plantios.
Renata Fernandes | G1 Rio Preto e Araçatuba
Um serviço gratuito e inusitado tem chamado a atenção dos moradores de Votuporanga (SP) há um mês. É o disque árvore, em que os moradores ligam e pedem o plantio de uma das sete opções de mudas oferecidas.
Serviço gratuito funciona há um mês (Foto: Divulgação) |
De acordo com a assessoria de imprensa do Serviço de Tratamento de Água e Esgoto (Saev) Ambiental da cidade, que implementou o serviço, durante o primeiro mês de funcionamento do projeto foram plantadas 82 mudas das 98 solicitações feitas.
A auxiliar administrativa Daniele Barros Criado foi uma das moradoras de Votuporanga que usou o disque árvore. Ela diz que optou pela espécie pata de vaca, porque ao crescer se torna uma árvore florida.
"Fiquei bem satisfeita com o serviço, já que não tinha tempo para fazer o plantio. Faz tempo que queria uma árvore em frente de casa, mas eu ficava de passar no viveiro para pegar uma muda e sempre esquecia. O disque árvore facilitou para mim, já que depois de ter ligado, em três dias vieram em frente de casa e plantaram", diz.
As plantas são do viveiro do Horto Florestal, que a autarquia mantém para arborização urbana. São oferecidas sete opções de mudas para o plantio em frente às casas, comércios e indústrias, sendo duas de pequeno porte para o lado próximo à rede elétrica: ipê amarelo do cerrado e magnólia; quatro de médio porte para o lado oposto da rede elétrica: lofantera, magnólia-amarela, melaleuca e pata-de-vaca; e a aroeira pimenteira, que pode ser plantada nos dois casos.
As espécies de mudas mais solicitadas no primeiro mês foram aroeira pimenteira, lofântera e quaresmeira. A maioria das solicitações, 90% delas, foram feitas por moradores.
O serviço funciona pelos números de telefone 0800-771-1950 ou 3405-9195 e pelo atendimento pessoal, das 8h às 16h, na rua Pernambuco, 4313. Ao solicitar o plantio de uma muda é gerada uma ordem de serviço e após avaliação técnica sobre a espécie adequada para o local, uma equipe da autarquia vai ao local e faz o plantio, sem custo algum para o cidadão.