As autoridades do Parque Nacional de Grand Teton, que fica perto do Parque Yellowstone (EUA), foram obrigadas a fechar várias zonas do espaço após descobrirem várias fendas nas rochas, escreveu o portal Jackson Hole News and Guide. Porém, os cientistas afirmam que não há razões para preocupações.
Sputnik
As rachaduras, encontradas na zona Hidden Falls, surpreenderam a um grupo de guias de montanha que subiam uma parede rochosa em 18 de julho. As autoridades do parque decidiram fechar o acesso ao público por temerem que as pedras que se separam possam ferir alguém.
A Grande Fonte Prismática em Yellowstone © AFP 2018 / Mark Ralston |
"Eles [guias] comunicaram isso para os guardas do parque […] e quando eles foram para investigá-las [rachaduras], perceberam que estas haviam se tornado maiores e mais extensas", disse a porta-voz do parque de Grand Teton, Denise Germann.
A maior fenda tem cerca de 30 metros de comprimento e se entende horizontalmente ao longo de uma parede rochosa que tem pelo menos 30 metros de altura.
Logo após as notícias sobre a descoberta, as autoridades do parque descartaram o medo de uma erupção do vulcão de Yellowstone, afirmando que a rachadura e o fechamento posterior são "não têm nenhuma relação" com o vulcão de Yellowstone.
O Parque Nacional de Grand Teton está localizado em uma área geologicamente ativa 16 quilômetros ao sul de outro parque nacional, o de Yellowstone, que se encontra sobre um supervulcão ativo. A última erupção em Yellowstone ocorreu uns 630 mil anos atrás.