Ministério da Integração confirmou que houve a necessidade de uma ação preventiva no dique em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, para assegurar a proteção da comunidade.
Por Juliane Peixinho | G1 Petrolina
Cerca de 35 famílias da Vila Produtiva Rural de Negreiros, localizada próximo ao dique de Negreiros, do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, foram retiradas às pressas de suas casas na quinta-feira (16) pela defesa civil de Pernambuco. Segundo o Ministério da Integração, a remoção das famílias aconteceu após um vazamento da represa. Em menos de uma semana esse é o segundo problema no Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco.
Acessos ao dique de Negreiros são interditados (Foto: Paulo Ricardo Sobral/ TV Grande Rio ) |
Os dois acessos ao dique de Negreiros foram interditados. Em nota, o Ministério da Integração confirmou que houve a necessidade de uma ação preventiva no dique em Salgueiro, para assegurar a proteção da comunidade. Também informou que as 35 famílias estão sendo levadas para pousadas no município, até que sejam feitas todas as avaliações.
Segundo a agricultora Maria Aparecida de Souza, durante a desocupação da área, o clima entre os moradores da Vila era de medo. Ela conta que ficou sabendo do risco de rompimento da barragem através de um vizinho.
"Fiquei com muito medo. Disseram que a barragem estava pra estourar e , se estourasse, não ia ficar nada”, afirma.
No sábado (10) um dos canais se rompeu causando um grande desperdício de água. A Polícia Federal está investigando o caso e trabalha com a suspeita de uma ação criminosa. O trecho faz parte da terceira estação de bombeamento do Eixo Norte do Projeto da Transposição. O acionamento foi feito há apenas 15 dias, com a presença do presidente Michel Temer. A previsão era de que as águas do Rio São Francisco chegassem até os municípios do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte até setembro.