Japão confirma pela primeira vez morte de trabalhador de Fukushima por radiação

0

Homem de 50 anos desenvolveu câncer de pulmão depois de participar do trabalho de emergência na usina em 2011. Colapso de reatores provocado por inundação após tsunami causou pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl.


France Presse

O Japão anunciou pela primeira vez que um trabalhador da usina nuclear de Fukushima morreu após ser exposto à radiação, informou a mídia japonesa.

Foto aérea mostra guindaste trabalhando no reator danificado na usina nuclear em Fukushima, no Japão, em novembro de 2016 (Foto: Kyodo News/AP)
Foto aérea mostra guindaste trabalhando no reator danificado na usina nuclear em Fukushima, no Japão, em novembro de 2016 (Foto: Kyodo News/AP)

O homem de 50 anos desenvolveu câncer de pulmão depois de participar no trabalho de emergência na usina, entre março e dezembro de 2011, após o devastador tsunami.

O governo japonês pagou indenização em quatro casos anteriores em que os trabalhadores contraíram câncer após o desastre, de acordo com a agência de notícias Jiji.

No entanto, esta é a primeira vez que o governo reconhece uma morte relacionada à exposição à radiação na usina, informou o jornal Mainichi.

O jornal acrescentou que o homem trabalhou principalmente na usina nuclear número 1 de Fukushima e em outras centrais nucleares no país até 2015.

Após o desastre, ele foi encarregado de medir a radiação na usina e, embora tenha usado uma máscara facial completa e um traje de proteção, desenvolveu câncer de pulmão em fevereiro de 2016.

O tsunami de março de 2011, desencadeado por um enorme terremoto submarino, matou cerca de 18 mil pessoas e inundou a usina nuclear de Fukushima, provocando o colapso de seus reatores e levando ao pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!