Chuva no ES: oito bebês são retirados de maternidade alagada em Cobilândia, Vila Velha

0

A chuva forte provocou alagamentos no bairro e a unidade foi fechada porque a água invadiu até mesmo o centro cirúrgico. Diretor da unidade explicou que o ambiente ficou insalubre.


Por Fábio Linhares | TV Gazeta

Oito bebês e suas mães precisaram ser retirados do Hospital Maternidade de Cobilândia, em Vila Velha, pelo Corpo de Bombeiros, na tarde desta sexta-feira (9). A chuva forte provocou alagamentos no bairro e a unidade foi fechada porque a água invadiu o local.

Hospital Maternidade de Cobilândia com a frente alagada — Foto: Rafael Zambe/TV Gazeta
Hospital Maternidade de Cobilândia com a frente alagada — Foto: Rafael Zambe/TV Gazeta

O diretor do Pronto Atendimento da maternidade, Hugo Ricardo Ventura, explicou que a medida precisou ser tomada porque o local ficou insalubre e perigoso para a saúde dos pacientes. A água invadiu até mesmo o centro cirúrgico.

"A água, que até então estava do lado de fora, começou a fluir por baixo, então a área ficou insalubre. Com a água baixando, será feita uma desinfecção de toda a área para reabrir", detalhou.

O diretor explicou que quatro bebês e suas mães foram transferidos para o Hospital de Cariacica e Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba). Os outros pacientes tiveram alta.

Demais unidades de saúde

A prefeitura de Vila Velha ainda informou que o Pronto Atendimento da Glória está atendendo a urgências e emergências, e que o PA de Cobilândia também está fechado.

Nos demais setores como o Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas) e unidades de saúde, o atendimento a população está sendo feito de forma limitada em razão da falta de acesso de servidores aos seus locais de trabalho. As consultas agendadas serão remarcadas pelas equipes.

Pessoas fora de casa

As chuvas deixaram 84 famílias desalojadas em todo o Espírito Santo, conforme o último balanço da Defesa Civil Estadual. Além disso, são 75 pessoas desabrigadas, ou seja, aquelas não têm para onde ir e dependem de abrigos de prefeituras.

Entre os desabrigados estão 48 pessoas em Aracruz, 25 em Viana e duas em João Neiva. Aracruz é a cidade com maior volume de chuva, com 183.67 mm. Oito municípios estão em Estado de Alerta Alto, conforme explicou o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Cerqueira.

"A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros têm percorrido as áreas de risco para ajudar essas pessoas, levá-las para locais seguros. Também estamos atendendo queda de árvores, que atrapalham o fornecimento de energia. São situações pontuais que temos procurado ajudar as comunidades", falou.


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!