Chuva no ES: Prefeitura de Cariacica decreta situação de emergência

0

Em um período de 24 horas, até o início desta noite, a Defesa Civil Municipal atendeu a quase 150 chamados. Bairros ficaram completamente alagados e moradores tiveram perdas.


Por G1 ES

A Prefeitura de Cariacica decretou situação de emergência, em publicação extra no Diário Oficial desta sexta-feira (10), por conta dos transtornos provocados pela forte chuva que atinge o município. Em um período de 24 horas, até o início desta noite, a Defesa Civil Municipal atendeu a quase 150 chamados. Bairros ficaram completamente alagados e moradores tiveram perdas.

Chuva no ES: Prefeitura de Cariacica decreta situação de emergência
Foto: Sílvio Juliano de Jesus/VC no ESTV

Em um período de 24h, choveu 162,47mm, de acordo com dados da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC). Este volume significa que choveu, de forma concentrada, além do esperado para os 30 dias de novembro, segundo a prefeitura.

Até o início da noite desta sexta-feira, a Defesa Civil Municipal de Cariacica atendeu a 149 chamados, identificando 83 famílias em estado de emergência e 59 pessoas desalojadas. A equipe vai permanecer de plantão contínuo até o fim do período de chuva forte.

Em todo o Espírito Santo, os transtornos provocados pela chuva já deixaram mais de 80 famílias desalojadas. Oito municípios estão em Estado de Alerta Alto. Militares do Exército iniciaram ajuda em Vila Velha.

Situação do município

Houve queda de muro e um ponto de ônibus em Porto de Santana; deslizamentos de terra; queda de árvore em fios de alta tensão na Escola Alzira Ramos.

Vila Rica e Flor de Piranema estão entre os bairros em estado mais crítico no município, por causa de alagamentos. Moradores que tiveram as casas invadidas pela água relataram que perderam vários pertences.

O que muda com o decreto

Pelo decreto de situação de emergência, ficam autorizados os agentes da Defesa Civil a entrarem em residências ou propriedades privadas para prestar socorro ou determinar evacuação, até mesmo utilizar de propriedades privadas para prevenir circunstâncias que comprometam a segurança de pessoas, sem prévia autorização do proprietário, entre outras deliberações.

A prefeitura informou que em caso de risco à vida, o morador deve procurar local seguro e acionar imediatamente a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 98831-6000.


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!