As evacuações começam na Flórida enquanto o estado enfrenta um grande furacão de Helene

0

As evacuações estão em andamento e o tempo está se esgotando para os moradores da Flórida se prepararem para a tempestade tropical Helene, que ameaça atingir os Estados Unidos como a tempestade mais forte a atingir os Estados Unidos em mais de um ano.


Por Mary Gilbert, Amy Simonson e Susannah Cullinane | CNN

Helene se formou no noroeste do Mar do Caribe na manhã de terça-feira e iniciará um ritmo vertiginoso de fortalecimento. Helene pode levar apenas 48 horas para passar de uma tempestade tropical de 45 mph para um grande furacão de categoria 3, à medida que se intensifica rapidamente sobre as águas extremamente quentes do Golfo do México.

As rajadas de vento previstas são mostradas para a tarde de quinta-feira, à medida que Helene se aproxima da Flórida, provavelmente como um poderoso furacão de categoria 3. Espera-se que o furacão se torne muito grande e envie ventos fortes a centenas de quilômetros de seu centro. Tempo CNN

Um alerta de furacão foi emitido para partes da Costa do Golfo da Flórida, do rio Anclote a Mexico Beach, de acordo com o aviso ET das 23h do Centro Nacional de Furacões. O governo mexicano também emitiu um alerta de furacão de Cabo Catoche a Tulum.

A partir das 23h Os ventos máximos sustentados de Helene aumentaram para 60 mph com rajadas mais altas, e a tempestade estava a caminho de atingir a costa do Golfo da Flórida na quinta-feira, possivelmente na região de Big Bend, disse o centro de furacões.

O cronograma acelerado de Helene significa que agora é a hora de os moradores da Flórida se prepararem para ventos prejudiciais, chuvas torrenciais e tempestades potencialmente fatais. Também pode haver mudanças na trajetória da tempestade nos próximos dias, alertou o Centro Nacional de Furacões, e isso pode alterar onde ocorrem seus piores impactos.

O Sudeste também deve se preparar. Helene também será excepcionalmente grande e poderosa e impactará uma área muito além da Flórida. Chuvas torrenciais, ventos fortes capazes de causar quedas de energia significativas e a ameaça de tornados se estenderão à região.

As evacuações começaram na terça-feira para algumas áreas costeiras da Flórida que enfrentam tempestades potencialmente perigosas. As autoridades ordenaram evacuações obrigatórias em partes de pelo menos sete condados, incluindo Pinellas, Hernando, Charlotte, Gulf, Manatee e Sarasota.

Evacuações obrigatórias também foram ordenadas para todos os condados de Franklin, Wakulla e Taylor.

O último furacão a atingir os EUA como categoria 3 - Idalia - também atingiu a região de Big Bend e gerou uma tempestade recorde de Tampa a Big Bend em agosto do ano passado.

Flórida e Geórgia começam os preparativos

O governador da Flórida, Ron DeSantis, expandiu uma declaração de emergência de 41 para 61 dos 67 condados do estado na terça-feira devido à ameaça de mais impactos no interior. A declaração ajuda a agilizar os preparativos e a coordenação entre os governos estadual e local antes da chegada da tempestade.

Pelo menos 3.000 membros da Guarda Nacional da Flórida estão prontos para ajudar nos esforços da tempestade e a Guarda Estadual da Flórida foi ativada, confirmou DeSantis em uma coletiva de imprensa na terça-feira. Além disso, o estado tem "centenas de Starlinks" para implantar caso o acesso à Internet seja perdido, de acordo com DeSantis.

A área de Big Bend é onde Helene está atualmente projetada para desembarcar, e enfrenta a tempestade mais séria: até 15 pés dela é possível.

O grande tamanho e intensidade da tempestade também podem levar a até 8 pés de onda na área metropolitana de Tampa e vários pés de onda em áreas mais ao sul. Com pouco tempo para se preparar, o Hospital Geral de Tampa começou a erguer uma barreira contra inundações de 10 pés de altura ao redor da instalação na segunda-feira por causa do risco de tempestade.

Autoridades do condado vizinho de Pinellas alertaram que centenas de casas provavelmente inundariam com uma tempestade maior do que em tempestades destrutivas anteriores.

"Esta tempestade é muito maior do que Idalia e Eta, e para Idalia, partes do nosso condado tiveram mais de 4 pés de tempestade e tivemos mais de 1.500 casas inundadas", disse a diretora de gerenciamento de emergências do condado de Pinellas, Cathie Perkins, em uma coletiva de imprensa na terça-feira.

"Se você sofreu inundações em Eta e Idalia e a tempestade de Natal que tivemos, provavelmente terá inundações em sua área novamente."

Uma ordem de evacuação obrigatória foi emitida para todas as instalações residenciais de saúde ao longo da costa de São Petersburgo, Flórida, enquanto os moradores se preparam para Helene, de acordo com o prefeito Kenneth Welch, com mais ordens de evacuação esperadas à medida que a tempestade se aproxima.

"Esta é uma tempestade poderosa, e a hora de se preparar é agora", disse Welch em uma coletiva de imprensa. O prefeito também solicitou que os moradores restrinjam o uso de água nos próximos dias para ajudar a se preparar para tempestades de até 5 a 8 pés na área.

O governador da Geórgia, Brian Kemp, também declarou estado de emergência devido aos impactos esperados da tempestade no final desta semana.

"Enquanto monitoramos o caminho e o impacto potencial da tempestade tropical Helene, declarei estado de emergência, permitindo que as equipes de gerenciamento de emergência se preparem e direcionem recursos bem antes da chegada da tempestade. Fique vigilante e fique seguro", disse Kemp no X.

Autoridades da Geórgia alertaram os moradores para se prepararem para um evento de vento que afetará todos os 159 condados do estado.

"O velho ditado na resposta a emergências é - você foge da água, você se esconde do vento", disse o diretor da Agência de Gerenciamento de Emergências e Segurança Interna da Geórgia, James Stallings, em uma coletiva de imprensa na terça-feira, acrescentando que as pessoas devem garantir que seus suprimentos de emergência lhes permitam estar seguros por até 72 horas no caso de falta de energia ou água.

A Flórida pode sentir rajadas com força de tempestade tropical já na tarde de quarta-feira

Rajadas de vento com força de tempestade tropical podem começar já na tarde de quarta-feira para Florida Keys e se espalhar para o norte, atingindo grande parte da Península na manhã de quinta-feira, no mínimo. Rajadas de vento com força de furacão podem seguir de perto em muitas áreas costeiras.

O pior vento e chuva na área de Tampa pode começar na noite de quarta-feira. Não vai parar até a noite de quinta-feira, com ventos com força de furacão possíveis, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia em Tampa Bay.

A área de Tallahassee terá mais algumas horas para se preparar. O landfall é esperado a sudeste de Tallahassee na noite de quinta-feira, mas as piores condições chegarão à cidade mais cedo e durarão ao longo do dia.

Os ventos com força de tempestade tropical se espalharão por mais do sudeste na noite de quinta-feira e, junto com as chuvas torrenciais, podem derrubar árvores e provocar quedas de energia generalizadas.

Chuvas fortes são possíveis para grande parte do sudeste a partir do meio da semana, mas a chuva mais torrencial cairá de quinta a sexta-feira de manhã. Um risco de nível 3 de 4 de chuva de inundação está em vigor para partes da Flórida, Geórgia, Alabama e partes das Carolinas na quinta-feira, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo.

Chuvas generalizadas são esperadas de 4 a 8 polegadas da Costa do Golfo da Flórida em partes do Tennessee, Carolinas e Virgínia. Os totais podem se aproximar de trinta centímetros em partes do Panhandle da Flórida e do sul dos Apalaches. Grande parte dessa chuva cairá na sexta-feira para a Costa do Golfo, mas será um fim de semana chuvoso mais ao norte.

Essa chuva ocorrerá antes de uma frente fria lenta alimentada por umidade tropical profunda que flui de Helene.

É uma configuração conhecida como evento de chuva predecessor: chuva forte que ocorre várias centenas de quilômetros ao norte de um ciclone tropical. Esses eventos muitas vezes podem levar a inundações repentinas significativas, e o centro de previsão do tempo também alertou que deslizamentos de terra e deslizamentos de terra podem ocorrer no sul dos Apalaches.

Nesse caso, 2 a 4 polegadas de chuva são esperadas de quarta a quinta-feira, do norte do Alabama e da Geórgia para o norte até o leste do Tennessee e porções ocidentais das Carolinas, bem antes de Helene atingir a Flórida.

Um alerta de inundação foi emitido para mais de 20 milhões de pessoas da Flórida até os Apalaches do sul.

Helene seria o 5º furacão a atingir a Flórida desde 2022

A região de Big Bend, na Flórida, parece ser um ímã para furacões recentemente. O furacão Debby atingiu a região no início de agosto como um furacão de categoria 1 e os esforços de recuperação ainda estão em andamento, enquanto a região se prepara para outro golpe.

Em agosto passado, Idalia passou por um período de rápida intensificação sobre as águas quentes do Golfo do México - com seus ventos sustentados aumentando 55 mph ao longo de 24 horas.

Helene seria o quarto furacão a atingir os EUA este ano e o quinto furacão a atingir a Flórida desde 2022.

Os golpes repetidos levaram o mercado de seguros da Flórida à beira do abismo, com as seguradoras saindo do estado por causa do risco crescente de condições climáticas extremas devido às mudanças climáticas.

Rebekah Riess e Eric Zerkel, da CNN, contribuíram para este relatório.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!