Perdas relacionadas a catástrofes ambientais dobram a cada década

0
por Juliana Radler

Estudo divulgado durante Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que ocorre essa semana em Nairóbi, no Quênia, alerta que os gastos das empresas seguradoras vem dobrando a cada 12 anos devido a desastres ambientais cada vez mais frequentes e intensos.

Furacões, tempestades tropicais, longas secas e outras adversidades relacionadas ao clima estão sendo estimulados pelo aquecimento do planeta que, por sua vez, ocorre devido ao aumento das emissões dos gases do efeito estufa. Na visão de especialistas da UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), nas próximas três ou quatro décadas, os gastos poderão alcançar um trilhão de dólares.

Um grupo de trabalho formado por algumas das maiores empresas seguradoras do mundo, como Swiss Re, Munich Re, Insurance Australia Group (IAG), entre outros, alertam para a necessidade de se promover projetos de adaptação e de contenção dos efeitos negativos causados pelas mudanças climáticas, principalmente nos países em desenvolvimento.

Entre as maiores perdas ocorridas esse ano foram citados o tufão Shanshan, que afetou o Japão em setembro e causou perdas de US$ 2,5 bilhões, seguido de tornados nos Estados Unidos (1,5 bilhão de dólares) e o tufão Saomai, que afetou a China e as Filipinas em agosto e acarretou danos calculados em US$ 1,4 bilhão.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!