Congresso quer aprovar recompensa para estados por áreas protegidas

0
A Frente Parlamentar para a Amazônia pressiona pela votação de projeto que prevê recompensa financeira da União para os Estados que preservarem suas unidades de conservação ou que tenham em seus territórios reservas indígenas demarcadas. O projeto foi apresentado pela primeira vez em 2002, pela atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Reapresentado na câmara nessa segunda-feira, determina a redistribuição de 2% do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para aqueles que lograrem proteger essas áreas.

A idéia, segundo a deputada Perpétua Almeida (PC do B - AC) que tenta recolocar o projeto na pauta de votação do congresso, é criar um mecanismo prático e monetário para os estados que não podem dispor livremente de seu território para atividades econômicas tradicionais.

"Assim se atenderia a demanda de estados como Roraima, por exemplo, com grandes áreas de floresta e reservas indígenas, que reclamam ser praticamente um "estado santuário" do qual não se pode tirar nenhum benefício econômico pela falta de território hábil. Seria uma maneira de estimular a preservação dessas áreas com um retorno econômico", explica a deputada.

O FPE atualmente é distribuído entre os 27 estados da federação segundo as características de sua população, sociedade e economia. A frente de parlamentares para a Amazônia reclama que entre esses critérios de distribuição não há uma variável ambiental mesmo em um momento em que a preservação ganha peso na câmara, com as novas discussões sobre mudanças climáticas nas respectivas comissões. (Ecopress com informações da Amazônia.org.br)

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!