InfoRel
Nos dias 10 e 11, representantes dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai participam da VIII Reunião do Conselho Superior de Direção do Projeto Aquífero Guarani, que terá seu Programa Estratégico de Ação finalizado até 2008. A reunião será realizada em Assunção, no Paraguai, que ocupa a presidência do projeto.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Aqüífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aqüíferos do mundo, com uma área total de 1,2 milhão de km² na Bacia do Paraná e parte da Bacia do Chaco-Paraná.
Em 1999, deu-se início à elaboração de um projeto de proteção e desenvolvimento sustentável do aqüífero. O Brasil, que abriga 80% da área do reservatório subterrâneo, ocupa a secretaria-executiva do projeto. Argentina e Paraguai revezam-se na presidência e o Uruguai é o país-sede, informou o MMA.
O secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, explicou que a pauta de reunião prevê a apresentação dos resultados dos trabalhos executados por três consórcios de empresas que prestam serviços nas áreas de hidrogeologia, trabalhos de campo e o portal de informações chamado GIS.
Segundo ele, "os trabalhos, na etapa em que se encontram, já começam a dar condições para o Programa Estratégico de Ação no aqüífero". Senra disse ainda que representantes do Banco Mundial e da Organização Estados Americanos (OEA), apresentarão um informe sobre o projeto. As duas instituições participam da administração do projeto que é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).
O volume do manancial do Aqüífero Guarani chega a 37 mil km³ e sua extensão se aproxima de 1,2 milhões de Km². O Brasil possui a maior parte - 840 mil km² (70%do total); a Argentina, 225,5 mil Km²; o Paraguai, 71,7 mil Km² e o Uruguai, 58,5 mil Km².
Em geral, as águas são de excelente qualidade para consumo doméstico, industrial e para irrigação. No Brasil, abrange os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai fazem balanço do Projeto Aqüífero Guarani
maio 15, 2007
0
Tags: