Biocombustíveis: Comunicado Conjunto Brasil-Estados Unidos

0
InfoRel

Em 20 de agosto, o Subsecretário-Geral de Política I do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Everton Vargas, e o Subsecretário de Estado para Assuntos Econômicos, Energia e Agricultura dos Estados Unidos, Reuben Jeffery III, realizaram, em Brasília, reunião do Comitê Coordenador Brasil-Estados Unidos para promover a cooperação em biocombustíveis.

Os objetivos da parceria são: catalisar o uso dos biocombustíveis na região e no restante do mundo; diversificar o suprimento de energia; democratizar os mercados de energia; incentivar a prosperidade econômica; promover o desenvolvimento sustentável; e proteger o meio ambiente.

Os representantes dos dois países expressaram grande satisfação com as atividades realizadas no contexto do Memorando de Entendimento Brasil-Estados Unidos para Promover a Cooperação em Biocombustíveis, assinado em 9 de Março de 2007, em São Paulo.

Bilateralmente, o Brasil e os Estados Unidos continuam a promover a cooperação em pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis.

Desde o encontro entre o Presidente Lula e o Presidente Bush em 31 de Março de 2007, ocorreram seis visitas de alto nível para fortalecer a cooperação bilateral em pesquisa sobre biocombustíveis.

Os dois países congratularam-se com a próxima visita de missão de pesquisadores brasileiros a laboratórios do Departamento de Energia (DoE) e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), programada para a semana de 10 de setembro de 2007.

Para impulsionar ainda mais a cooperação em pesquisa sobre biocombustíveis, os dois lados acordaram estudar a possibilidade de fomentar intercâmbio de acadêmicos e de estudantes de pós-graduação entre universidades brasileiras e norte-americanas líderes nesse assunto.

Em terceiros países, os dois países sublinharam o papel transformador dos biocombustíveis no aumento da segurança energética e na promoção do desenvolvimento sustentável.

O Brasil e os Estados Unidos, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e com a Fundação das Nações Unidas (FNU), completaram trabalhos de viabilidade em São Cristóvão e Névis, bem como deram início a estudos de factibilidade no Haiti, na República Dominicana e em El Salvador.

Esses estudos serão utilizados para auxiliar os Governos e fornecer financiamento para atividades público-privadas voltadas para o desenvolvimento de capacidade local na produção de biocombustíveis.

Representantes dos quatro países inicialmente escolhidos visitarão os Estados Unidos, ainda em agosto, para participar de Conferência sobre Biocombustíveis patrocinada pelo USDA.

Globalmente, o Brasil e os Estados Unidos concordaram em cooperar para lograr compatibilidade de padrões e normas para biocombustíveis até o final de 2007. Este trabalho está sendo realizado inicialmente pela indústria, pelas organizações de padronização e institutos de metrologia do Brasil, dos Estados Unidos e da União Européia no âmbito do Fórum Internacional de Biocombustíveis (FIB).

Os resultados deste trabalho serão apresentados na próxima reunião do FIB programada para ocorrer na Índia na próxima primavera. São membros do FIB o Brasil, os Estados Unidos, a Comissão Européia, a China, a Índia e a África do Sul.

Com vistas a promover o caráter público-privado da Parceria Brasil-Estados Unidos em Biocombustíveis, os dois países concordaram em criar um Comitê Assessor ao Comitê Coordenador, que incluirá representantes do setor privado e organizações internacionais.

Os dois países reiteraram a alta prioridade conferida por ambos ao rápido e continuado progresso na implementação dos objetivos da parceria e concordaram em reunir-se nos Estados Unidos até o final deste ano.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!