O perigo das plantas tóxicas que enfeitam casas por todo o Brasil

0


Mônica Pinto


Apesar de seus inegáveis méritos, a Internet é também instrumento para o disseminar de boatos variados, informações sem qualquer fundamento científico, muitas vezes com o fim exclusivo de macular a imagem de empresas e/ou pessoas.

Uma mensagem que vem circulando atualmente faz, porém, um alerta sério, ao qual as autoridades brasileiras deveriam dispensar maior atenção. Sob o título de Planta Letal, a autora do e-mail conta que sua gata – filhote ainda – morreu sem qualquer razão aparente. No veterinário, surgiu a suspeita de que o motivo tivesse sido envenenamento e, a partir daí, descobriu-se que a causa fora a ingestão pelo animal de folhas de uma planta ornamental barata, comum no Brasil – o oleandro, também conhecido como espirradeira, flor-de-são-josé, loureiro-rosa e loandro-da-índia.

O perigo das plantas tóxicas não se restringe aos animais. O Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas – Sinitox -, vinculado à Fundação Oswaldo Cruz, estima que 60% dos casos de intoxicação por plantas tóxicas no Brasil ocorram com crianças menores de nove anos.

Para ajudar na prevenção desses acidentes, o órgão, em parceria com os Centros de Controle de Intoxicação de Belém (PA), Salvador (BA), Cuiabá (MT), Campinas (SP), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS), criou, em junho de 1998, o Programa Nacional de Informações sobre Plantas Tóxicas. Entre suas metas principais, a elaboração e distribuição de material educativo, de prevenção e tratamento.

O primeiro trabalho foi a divulgação das 16 plantas que mais causam intoxicação no Brasil. Algumas já tiveram seus riscos bastante divulgados, como o tinhorão e a comigo-ninguém-pode. Mas outras, que continuam a cativar pela beleza, prosseguem desconhecidas no aspecto do perigo que representam para crianças e animais domésticos

A série Prevenindo Intoxicações é outra iniciativa do Sinitox de levar o conhecimento científico ao grande público, em especial aos estudantes. “Animais Peçonhentos e Venenosos: lagartas, escorpiões, aranhas e serpentes”, “Medicamentos”, “Plantas Tóxicas” e “Produtos Potencialmente Tóxicos” são os temas tratados de forma simples e completa nas cinco publicações da série. O material é distribuído gratuitamente às escolas ou qualquer outra instituição interessada na difusão de informações em saúde. (Os interessados podem baixar as informações em HTML ou PDF clicando aqui).

No campo dos poderes públicos, o que se vê são estratégias pontuais – algumas das quais estancam no terreno das boas intenções. O vereador Horácio Neto (PSOL), da cidade paulista de São Caetano do Sul, apresentou em novembro passado projeto de lei instituindo a Campanha Municipal de Alerta e Conscientização sobre os perigos causados pela exposição e contato com plantas venenosas.

O projeto foi aprovado pela Câmara, sancionado pelo prefeito, mas não saiu do papel. “O problema é que muitas vezes o Poder Executivo aprova as campanhas, mas depois não as implementa, é caso desse nosso projeto”, disse o vereador a AmbienteBrasil, antecipando que vai cobrar a execução da proposta.

Como evitar acidentes com plantas tóxicas (Fonte: Sinitox)

- Ensine às crianças que não se deve colocar plantas na boca;
- Conheça as plantas que tem em casa e arredores pelo nome e características;
- Não coma plantas desconhecidas. Lembre-se que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade das plantas;
- Quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas ou lave bem as mãos após esta atividade;
- Não faça remédios ou chás caseiros preparados com plantas, sem orientação médica.

Em caso de acidente com plantas tóxicas

- Retire da boca o que resta da planta, cuidadosamente;
- Enxágüe a boca com água corrente;
- Guarde a planta para identificação;
- Ligue para o Centro de Controle de Intoxicação (veja a relação deles por Estado, clicando aqui).

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!