Mulher grávida morre de dengue

0
Ontem foi confirmado o primeiro caso de morte por contaminação da dengue de mãe para filho. O bebê foi infectado pelo vírus durante a gravidez. Para os médicos, não é uma situação comum.

RJ TV

A gravidez tão planejada, tão sonhada de Rosicleide se transformou em uma tragédia para a família de José Roberto Araújo. A filha mais velha estava com 5 anos quando o casal decidiu ter mais um filho. No sétimo mês de gestação, a dengue acabou com este sonho. No dia 15 de março, Rosicleide e o bebê morreram.

"Deus a levou e não posso fazer mais nada”, lamenta ele.

O caso não é inédito, segundo os médicos. Em 2002, mãe e bebê morreram de dengue no Hospital Estadual Azevedo Lima.

Em março deste ano, os médicos confirmaram o caso de uma moradora da Cidade de Deus que passou dengue para a filha durante a gravidez. A menina, recém-nascida, recebeu alta depois de 23 dias de internação.

De acordo com os médicos, a contaminação se dá da seguinte forma: a grávida é picada pelo mosquito aedes aegypti e o vírus entra na corrente sanguínea do bebê pela placenta.

Em todo o estado do Rio, em 2007, 439 mulheres tiveram dengue na gravidez. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em 2008, foram notificados 238 casos de suspeita de dengue em gestantes, em todo o estado. Além de Rosicleide e do bebê, uma outra grávida também morreu de dengue em 2008. O bebê não contraiu a doença.

Diante desses casos, os especialistas querem saber qual o percentual de gestantes que passam o vírus para o bebê e por que isso só acontece em alguns casos. Para responder a estas perguntas, a placenta de todas as grávidas com diagnóstico de dengue está sendo separada e examinada por técnicos.

Segundo os médicos, o risco maior ocorre quando a dengue é contraída pela mãe próximo ao fim da gestação. Os médicos alertam que as futuras mamães devem procurar ajuda especializada no primeiro sintoma da dengue e é muito importante se manter hidratada.

Depois do parto, não há mais risco de a mãe transmitir a dengue para o recém-nascido. Por isso, a mãe com dengue não deve deixar de amamentar o bebê.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!