INPE aponta redução no desmatamento na Amazônia

0


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) confirmou ontem dados apresentados na segunda-feira pelo Ministério do Meio Ambiente que apontam queda de 20% no desmatamento na Amazônia Legal em junho em relação a maio.

Foram 870 quilômetros quadrados devastados em junho contra 1.096 quilômetros quadrados no mês anterior.

Os dados do sistema de satélites Deter - Detecção do Desmatamento em Tempo Real - divulgados ontem são significativos porque em junho os equipamentos puderam avaliar 72% da área da Amazônia.

O levantamento mostra também que Mato Grosso, apontado pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, como o responsável pela devastação, apresentou em junho uma redução de 70% quando comparado a maio. Do total de desmatamento detectado em junho, 197 quilômetros quadrados foram verificados naquele Estado contra 646 quilômetros quadrados no mês anterior. Já o Estado do Pará apresentou aumento de 91% na devastação - 499 quilômetros quadrados em junho ante 262 quilômetros quadrados em maio. Este acréscimo no Pará pode ser explicado, segundo o Inpe, pela maior capacidade de observação neste mês.

Instituto não-governamental apura aumento da devastação

Para o Imazon, instituto de pesquisa não-governamental dedicado a estudar a floresta, a devastação aumentou. Segundo a entidade, a perda foi equivalente a um campo de futebol e meio por minuto em junho, totalizando 612 quilômetros quadrados. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando a floresta perdeu 499 quilômetros quadrados, o desflorestamento foi 23% maior, de acordo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon.

Os dados do Inpe costumam ser diferentes dos apurados pelo SAD porque o Imazon computa apenas o corte raso, em que toda a área é desmatada. Já o Inpe considera desmatamento a soma do corte raso com as áreas degradadas, em que ainda há floresta, apesar dos danos.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!