Casas ficam soterradas em São Francisco de Itabapoana

0
Numa pequena comunidade de pescadores, a água invadiu casas e outras foram soterradas pela terra de encostas que desabaram.



Do alto um cenário assustador. De longe seu Miguel observa sua casa. “Aquela casinha lá fora, eu moro na beirinha do rio e a água tomou conta de tudo, casas, curral , fazenda, a água alagou tudo”, fala.

A chuva dos últimos dias trouxe problemas e deixou prejuízos em São Francisco de Itabapoana, no norte do estado. Parte do gado foi salvo de barco. Alguns não resistiram. Cerca de 80% de uma colônia de pescadores foi atingida pelas inundações e desmoronamentos. Por todos os lados o que se vê é destruição.

Em Lagoa Feia, cinco casas foram destruídas e 15 pessoas estão desalojadas. O Rio Itabapoana transbordou e alagou uma imensa área, mas de acordo com a Defesa Civil, o maior risco são as encostas das comunidades que correm o risco de desmoronar.

Em algumas áreas elas já cederam. Dona Eliane não tem para onde ir e provisoriamente está instalada numa escola municipal. A casa dela foi uma das destruídas. “O barraco desabou e eu peguei e desliguei o relógio entrei dentro de casa e peguei eles e se eu não voltasse tinha acontecido o pior”, conta.

Também por pouco dona Silvana Bueno escapou com a família. “Só um estalo e pronto a terra desabou, caiu em cima da cama de casal e do guarda-roupa, foi tudo de repente”, diz.

“Monitoramos durante 24 horas porque se começar a chover temos que retirar imediatamente essa comunidade de suas casas”, revela Sila Rocha, da Defesa Civil.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!