Chuva deixa cinco municípios do estado em situação de emergência

0
As enxurradas já mataram três pessoas e deixaram 15 feridas. Os moradores de Rio Bonito enfrentam a pior situação.



Os municípios em estado mais grave são Rio Bonito e Silva Jardim, na Baixada Litorânea, Carapebus, no Norte Fluminense, Barra do Piraí, no sul do estado, e Paracambi, na Baixada Fluminense.

Os moradores de Rio Bonito enfrentam a pior situação. Segundo a Defesa Civil, o número de desabrigados e desalojados dobrou com relação a ontem: já são 950 pessoas que tiveram as casas invadidas pela água.

Uma encosta desmoronou soterrando cinco casas. Duas pessoas morreram e hoje a chuva continua no município.

Em Carapebus, a lagoa que fica no Parque Nacional da Reserva de Jurubatiba transbordou. Pontes foram interditadas. Ruas e casas ficaram alagadas. O Ibama autorizou a abertura do canal que liga a lagoa ao mar. O nível da água já começou a baixar, mas só deve voltar ao normal em três dias.

Risco de pancadas de chuva ainda é grande no estado

O RJTV conversou com o meteorologista Luiz Carlos Austin.

RJTV - Como fica o tempo nos próximos dias?

Luiz Carlos Austin - Já alertamos as autoridades, principalmente hoje e amanhã, sobre o risco de chuvas fortes no estado. A situação é tão complexa que não dá para você sintonizar as áreas com maior probabilidade de ocorrência, em função desse sistema que está praticamente passeando ao longo do nosso litoral. Ele é conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul. Você tem a frente fria no litoral e uma grande massa de ar quente e úmido descendo da Bacia Amazônica, passando pelo interior do país todo e fazendo esse casamento. Por isso, às vezes o tempo está meio abafado e é isso que realimenta todas as áreas de instabilidade que estão agora predominando no estado do Rio de Janeiro.

Qual é a orientação para quem vive nas regiões de encosta?

Alertamos às pessoas que moram nessas áreas de encostas, principalmente na Região Serrana, se perceberem a descida de uma água um pouco barrenta, e junto com ela algumas touceiras de capim, que fiquem atentas. Com a batida dessa chuva, muito repetitiva, com muita força, procure imediatamente a Defesa Civil, para que ela oriente quem está nessas áreas. A situação é de atenção nesse momento.

O sol deve surgir quando?

Estamos prevendo uma melhoria de tempo para o final da semana, mas infelizmente com essa melhoria de tempo, se ela vier acompanhada de muito calor, poderemos ter novamente ocorrência de chuvas fortes, em forma de pancadas no estado.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!