ONG anuncia venda de área de 275 mil hectares no AM

0


MANAUS - A ONG Instituto de Desenvolvimento e Educação Social da Amazônia (Idesa) está anunciando a venda de uma área de 275 mil hectares, o equivalente a 175% da área da Cidade de São Paulo. Não é divulgado o valor no site e nem o nome do proprietário. De acordo com o site, a área fica "de frente para o Rio Madeira", no Município de Canutama, a 555 quilômetros de Manaus.

"Terreno adquirido junto ao governo estadual em 1905, com cadeia dominial, título definitivo e escritura pública registrada no Cartório de Registro de Imóveis. Mata virgem com vários rios e igarapés, grande variedade de madeira, ideal para corte com manejo e certificação florestal, para projetos de seqüestro de carbono, além de muitas outras riquezas", informa o texto. De acordo com o advogado do suposto dono do terreno, Jari Maciel, que atende em Belém, o nome do proprietário e o valor do terreno só são informados aos virtuais compradores, pessoalmente.

Segundo ele, a área tem seis potenciais compradores interessados, todos do Estado de São Paulo. "O terreno está na família desde 1905 e está devidamente registrada no cartório de Canutama", disse. Segundo o superintendente do Instituto de Terras do Amazonas (Iteam), Sebastião Nunes, na área descrita no site há 39 terrenos com títulos definitivos. "Mas os 39 não chegam a 53.309 hectares, nem a metade do que o misterioso dono da área anuncia como sua propriedade na internet", diz. Maciel defende que o terreno de 275 mil hectares é da família que ele representa.

"Talvez por comodismo nem o proprietário tenha procurado o Iteam para informar sobre seu terreno, e vice-versa". Nunes afirmou que, à exceção dos 53,3 mil hectares particulares, o restante nos 275 mil hectares anunciados são terras da União. O superintendente informou que as áreas são extensas: são três Projetos de Assentamento Agroextrativistas (PAE) - o Lago do Acará, o Boto e o Expansão do Boto - e outras três glebas de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) - Acarazinho, Urupiara e Baetés.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!