Finlândia, Tailândia e Cuba confirmam casos de gripe suína

0

Balanço da OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgado nesta terça-feira registra 5.251 casos de gripe suína --a gripe A (H1N1)--, em 30 países. Os Estados Unidos são o país com maior número de casos confirmados, 2.600 incluindo três mortes; enquanto o vizinho México possui o maior número de mortes, 56 entre 2.059 casos.

O Canadá, também na América do Norte, tem o terceiro maior número de casos --330, incluindo uma morte. O quarto país a registrar morte – uma – foi a Costa Rica, com oito casos confirmados da doença.

No Brasil há oito casos da doença, conforme a OMS e o Ministério de Saúde.

Os outros países com casos confirmados -- e nenhuma morte -- são Espanha (95), Reino Unido (55), Panamá (16), França (13), Alemanha (12), Itália (9), Israel (7), Nova Zelândia (7), El Salvador (4), Japão (4), Colômbia (3), Coreia do Sul (3), Holanda (3), Noruega (2), Suécia (2), Argentina (1), Austrália (1), Áustria (1), China (2, sendo um em Hong Kong), Dinamarca (1), Guatemala (1), Irlanda (1), Polônia (1), Portugal (1) e Suíça (1).

O balanço não inclui quatro casos confirmados, nas últimas horas, pelos governos da Finlândia, Tailândia e Cuba.

Na Finlândia, de acordo com o ministério de Assuntos Sociais e Saúde, Tapani Melkas, há dois casos confirmados da doença. São dois estudantes que vivem na região metropolitana de Helsinque e que contraíram o vírus em uma recente viagem ao México. Os dois têm sintomas leves e são atendidos em casa, para evitar a propagação do vírus.

Na Tailândia, o caso foi confirmado pelo premiê Abhisit Vejjajiva. Segundo ele, os exames que confirmaram o diagnóstico de gripe suína foram realizados no Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês), nos EUA. Segundo o governo, a pessoa afetada, de nacionalidade tailandesa, passou diversos dias em um hospital, mas já recebeu alta.

Em Cuba, o Ministério de Saúde confirmou a doença em um jovem mexicano que estuda em Havana e que chegou à ilha em 25 de abril passado, com um grupo de mexicanos, dos quais outros 13 apresentaram sintomas leves e estão em bom estado de saúde. Devido à epidemia no México, Cuba suspendeu os voos entre os dois países desde 29 de abril passado.

Segundo o governo cubano, são analisadas no momento "84 pessoas, de oito nacionalidades, com suspeita clínico-epidemiológica".

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Com Efe e France Presse

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!